2023/24: a melhor época do FST Lisboa

O último ano foi marcado por novos recordes e subidas ao pódio em competições nacionais e internacionais, para o núcleo de estudantes do Técnico.

O núcleo de estudantes do Técnico, Formula Student Lisboa (FST Lisboa), registou os melhores resultados de sempre na temporada 2023/24, que agora termina.

As participações do FST13 em Barcelona (Espanha), Hockenheim (Alemanha) e Castelo Branco (Portugal) nas categorias Electric Vehicule (EV) e Driveless Vehicule (DV) valeram aos 50 estudantes do Técnico novos recordes e subidas ao pódio.

Na Formula Student Portugal, entre 3 e 7 de setembro, a equipa do Técnico subiu ao 1.º lugar do pódio nas duas categorias em que competiu. Registou também recordes de SkidPad e Accleration.

Antes, em Barcelona, na Formula Student Spain, a equipa do Técnico conquistou o 2.º lugar na pista, na categoria DV e o 1.º nas provas de Design, SkidPad e Acceleration. A competição, que decorreu entre 1 e 7 de agosto de 2024, teve nas elevadas temperaturas uma adversidade. Porém, como explica o presidente da Escola, Rogério Colaço, “o FST Lisboa junta estudantes do Técnico de várias áreas da engenharia para conceberem, construírem e fazerem correr todos os anos um carro novo, com novos desafios” e o calor foi mais um dos superados.

Na Alemanha, depois de um acidente, o FST 13 voltou à competição e alcançou um 7.º lugar entre as 80 equipas em competição, entre 12 e 18 de agosto.

A Formula Student, competição universitária de engenharia, realiza-se anualmente em circuitos de todo o mundo. Ali, avaliam-se as equipas não só pela velocidade do carro, mas também pelo conjunto global de design, performance e gestão financeira.

Esta época, integraram a FST Lisboa 64 estudantes, na sua maioria a frequentar os cursos de engenharias Aeroespacial, Mecânica, Eletrotécnica e Informática no Técnico, aos quais se juntam alunos dos cursos de outras áreas como Economia e Gestão Industrial, contando com a Vinci Energies Portugal e as suas marcas, como principais patrocinadores.

A primeira equipa foi criada em 2001 por um núcleo de estudantes, com o objetivo de aplicar os conhecimentos teóricos ensinados nas aulas.

Em julho, o Formula Student Lisboa testou equipamentos na 2.ª edição do ARTEX, um programa dinamizado pelo Exército Português, no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância. A equipa esteve também presente na última Noite Europeia dos Investigadores, a 27 de setembro.

O protótipo, apresentado a 28 de junho, e a equipa FST Lisboa estarão no dia 12 de outubro, na “Maior Aula de Programação do Mundo” – no Técnico Innovation Center, na antiga Gare do Arco do Cego, em Lisboa.