110 Histórias, 110 Objetos – O exoesqueleto humano

No Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” percorremos os 110 anos de história do Instituto Superior Técnico através dos seus objetos do passado, do presente e do futuro.

Objetos de ciência, de ensino, de música, de arte, do desporto, que nos chegam do fundo da Terra ou caem do Espaço, que ganham corridas, construídos por estudantes universitários ou cientistas consagrados, são o ponto de partida para conversas com pessoas que nos explicam do que estamos a falar.

110 anos de história e de histórias, para ouvir todas as semanas. O Podcast “110 Histórias | 110 Objetos” faz parte da Rede Público.

Episódio de hoje, 28 de outubro 2022: 110 histórias | 110 objetos do Técnico – “O exoesqueleto humano”.

É um exoesqueleto humano com a forma de uma bota que marcou a investigação portuguesa que começava a colocar conhecimentos de engenharia mecânica ao serviço de pessoas com problemas de saúde. Feito para encontrar soluções para uma patologia no tornozelo – o chamado “pé dormente” -, o projeto financiado pelo MIT Portugal e conduzido por investigadores do Técnico / IDMEC entre 2007 e 2013, entusiasmou toda uma geração de cientistas. Cativou estudantes de mestrado e doutoramento do Técnico e deixou uma semente para muitos outros projetos nacionais da interação homem-máquina e de desenvolvimento de dispositivos médicos.

A história do autómato de subestações no 66.º episódio do podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

111 anos de História e de estórias… para ouvir todas as semanas.

• Ouvir episódio: https://bit.ly/3syRJGT —  110.tecnico.ulisboa.pt

•  Ouvir e Subscrever podcast: spoti.fi/2RHvFeJ  —  apple.co/3hHdxvB