Antigos alunos voltam a marcar presença na Conferência de Engenharia Naval

Durante os dois dias do evento vários oradores passaram pelo Salão Nobre, que acolheu o evento, para dar a conhecer as oportunidades profissionais que existem para quem acaba o curso de Engenharia Naval.

Cumprindo aquela que já é uma tradição no programa da Conferência de Engenharia Naval, 4 antigos alunos voltaram a marcar presença no evento organizado pelo Núcleo de Alunos de Engenharia Naval do Instituto Superior (NAEN) para um painel muito elucidativo sobre as mais-valias de uma formação no Técnico, mas também sobre como a mesma os empoderou no mercado de trabalho. O “Painel Alumni” encerrou com chave de ouro o evento que decorreu a 10 e 11 de março, no Salão Nobre.

Filipa Sanches (Trimarine Compósitos), Eduard Lotovskyl (CENTEC), Paulo Roque (Vera Navis) e Gonçalo Teixeira (Sun Concept) foram os protagonistas do painel, e num momento onde dominou a boa disposição, deram a conhecer o percurso profissional que se seguiu após terminarem o Técnico. Orientados pelas perguntas que o presidente do NAEN lhes ia lançando, partilharam algumas histórias sobre a passagem pelo Técnico, destacando algumas disciplinas que se revelaram cruciais na aquisição de competências, comprovando algumas alterações que o curso foi sofrendo, lembrando as expetativas e receios que tinham na chegada ao mundo do trabalho e ainda a importância das atividades extracurriculares no percurso no Técnico e no que depois se seguiu.

“O Técnico é muito difícil e estas atividades são a melhor forma de nos ajudar a fazer tudo isto, são um bom suporte que nos ajuda a combater o stress, a focar-nos em outras coisas além das aulas.  Para mim fazer parte do NAEN foi bom para eu perceber que gosto de trabalhar em equipa, preparou-me para vários desafios”, salientou Filipa Sanches. “Quando nos juntamos a estas atividades extracurriculares estamos mais próximos das pessoas que trabalham na nossa área, começamos a criar a nossa rede, e essas conexões são importantes para construir uma carreira depois de nos graduarmos”, denotou, por sua vez, Gonçalo Teixeira.

Além dos antigos alunos, passaram pelo palco do evento outros profissionais da área, muitos dos quais também antigos alunos, tais como: Pedro Antunes (alumnus e cofundador da Vera Navis), Nuno Antunes dos Santos (diretor-geral da Lisnave Estaleiros Navais) e Fernando Sena (fundador da Trimarine Compósitos).

Depois de uma série de palestras, o 1.º dia do evento encerrou com o Painel “Master’s Clarification”, uma das novidades desta 9.ª edição. “Nós temos as várias especificações dos mestrados e muitas vezes os alunos não sabem qual escolher, aquela que se enquadra mais nos seus gostos, e por isso optamos por fazer um painel com professores que ajudasse a esclarecer algumas dúvidas”, explica Sara Viegas, uma das envolvidas na organização e presidente da mesa da Assembleia do NAEN. “Apesar de ser uma das novas atividades correu bastante bem e tivemos mais de 50% da plateia cheia”, acrescenta a aluna.

Na manhã de sexta-feira decorreram as também já conhecidas e muito concorridas,“NAEN Tables”. Cerca de 30 alunos participaram no evento, tendo a oportunidade de se dar a conhecer a representantes de várias empresas, averiguar futuras oportunidades profissionais ou apenas fortalecer a rede de contactos.

O balanço do evento volta a ser muito positivo, principalmente tendo em conta a taxa de captação de alunos do curso, uma vez que, tal como realça Sara Viegas, “o nosso programa é construído a pensar nos nossos colegas”. “Desde que tenhamos uma boa percentagem do curso já é uma vitória”, vinca a aluna.