MOOC Técnico: Dynamic Energy Budgets (Nova edição)

Data de fim de inscrições: 1 maio 2023.

O Curso Aberto Online (MOOC) “Dynamic Energy Budgets”, numa nova edição 2023, expõe e discute o enquadramento para a modelação do metabolismo ao nível do organismo, cobrindo a totalidade do ciclo de vida. Usando a teoria conhecida como “Dynamic Energy Budget” (DEB), que é aplicável a todas as espécies, é possível quantificar, passo a passo, todos os processos metabólicos relevantes, tais como a ingestão, assimilação, crescimento, manutenção, desenvolvimento e reprodução.

Os modelos DEB são ferramentas poderosas que permitem prever o impacto das alterações climáticas, os impactos do derrame de um tóxico e as condições ambientais que permitem optimizar os produtos da aquacultura e agricultura, entre outros.

Este curso tem como público alvo estudantes desde o 1º até ao 3º ciclo do ensino superior, e pessoas que investigam sobre os aspetos quantitativos e qualitativos da organização metabólica dos seres vivos.

Acesso aos materiais:
• o acesso ao curso é absolutamente gratuito e completamente online;
• os conteúdos estão sempre abertos e cada participante faz o curso ao seu ritmo;
• os materiais do curso permanecerão disponíveis a todos os utilizadores inscritos após o fim da presente edição, para que possam voltar ao conteúdo mais tarde;
• as legendas dos vídeos incluídos no MOOC são fornecidas em inglês, português e francês.

Data de fim do curso: 4 maio 2023
Data de fim de inscrições: 1 maio 2023.