PIC: Estudantes de Engenharia Mecânica apresentaram projetos finais com propostas para áreas como eficiência energética e sustentabilidade
Simpósio destacou soluções desenvolvidas na unidade curricular de Projeto Integrador de 1.º Ciclo e distinguiu três equipas com prémios atribuídos pelo grupo Jerónimo Martins.

A 2.ª edição do Simpósio dos Projetos Integradores de Curso (PIC) da Licenciatura em Engenharia Mecânica realizou-se dia 27 de junho, no Técnico Innovation Center powered by Fidelidade. O evento reuniu estudantes do 3.º ano de licenciatura, que apresentaram os projetos desenvolvidos ao longo do 2.º semestre da unidade curricular de Projeto Integrador de 1.º Ciclo.
Composto por sessões de apresentações orais e uma exposição de posters científicos, o simpósio promoveu a partilha de conhecimento entre a comunidade académica e parceiros externos. Três projetos estiveram em destaque, tendo os prémios atribuídos contado com o apoio do grupo Jerónimo Martins, parceiro da Rede de Parceiros do Técnico. O 1.º lugar foi conquistado pelo grupo CARLA, autor do projeto “Comboio Autónomo da Reabertura da Linha da Alfândega”, que propôs o desenvolvimento de um veículo ferroviário autónomo, com capacidade para 120 passageiros, destinado à reativação da linha entre a Alfândega e a estação de Campanhã, no Porto. No momento da distinção, o porta-voz da equipa sublinhou o impacto do percurso desenvolvido: “Nenhum de nós saiu daqui igual ao que entrou. Estou extremamente feliz e muito orgulhoso do trabalho que fizemos. Todos demos o litro e viemos com o objetivo de fazer o melhor que conseguíamos.” Apesar do reconhecimento, fez questão de valorizar os restantes participantes: “Poderiam ter sido muitos outros projetos a receber este prémio. Houve apresentações fascinantes e trabalhos notáveis”.
Receberam ainda menções honrosas os projetos MicroClean, um sistema de tratamento de água em miniatura para remoção de microplásticos, e Blue Carbon, uma ferramenta digital que utiliza imagens de satélite e sensores no terreno para monitorizar a biodiversidade e o carbono nos sapais do estuário do Tejo.
Divididos em 19 grupos, os estudantes responderam a desafios técnicos concretos em áreas como a eficiência energética, a sustentabilidade, a automação e o design mecânico, aplicando de forma integrada os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Foram todos avaliados por um júri externo à unidade curricular, composto por representantes do meio académico e empresarial.
Miguel Teixeira, Presidente do Concelho Pedagógico do Técnico, destacou o valor formativo da unidade curricular no contexto da reorganização dos ciclos de estudo. “Quando fomos obrigados a separar licenciaturas de mestrados, sentimos a responsabilidade de oferecer aos estudantes uma experiência profissionalizante ao fim de três anos”, afirmou, recordando os receios iniciais sobre a capacidade dos alunos para responder a este desafio. “Felizmente, esses receios eram infundados. Dias como o de hoje provam isso mesmo”, concluiu, dirigindo-se aos estudantes com uma mensagem clara: “O vosso potencial é gigantesco. O mundo, o país, têm os olhos postos em vocês”.
Pedro Amaral, Vice-Presidente para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo do Técnico realçou o impacto do simpósio na formação dos estudantes. “Foi um enorme gosto estar aqui convosco, participar neste júri e assistir ao resultado incrível que vimos aqui hoje”, afirmou, destacando o envolvimento da equipa docente e técnica, bem como a capacidade de realização demonstrada pelos estudantes. “A última palavra é, naturalmente, para os nossos talentos. Todos os que aqui estiveram hoje – estudantes e núcleos – mostraram o que é ser Técnico: empenho, criatividade e vontade de fazer mais. Estão todos de parabéns”.
Durante a sessão de encerramento, João Paulo Fernandes, Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica, recebeu o Prémio de Mérito de Apoio à Melhoria da Qualidade do Ensino. No agradecimento, referiu que o PIC tem vindo a reforçar a ligação entre teoria e prática, constituindo uma experiência enriquecedora tanto para estudantes como para docentes.
Lista de todos os grupos que participaram no simpósio, por ordem de apresentação:
- Grupo 1 – IST Gait
- Grupo 2 – PureWater
- Grupo 3 – CarbonSat
- Grupo 4 – PERRY
- Grupo 5 – Autonomous Vehicles: Driving the Future
- Grupo 6 – Red Horizon
- Grupo 7 – Transpraia Solar
- Grupo 8 – SlipTrack: Ammonia Emissions Monitoring System
- Grupo 9 – FireGuard: Semi-autonomous Vehicle for Wildfire Protection
- Grupo 10 – Composite Car’s Battery Cover
- Grupo 11 – AgroBuddy: Miniature Mobile Robot for DataCollection in Agriculture
- Grupo 12 – MicroClean: Sistema de Tratamento de Água em Miniatura para Remoção de Micro-plásticos
- Grupo 13 – Blue Carbon
- Grupo 14 – Manual Hospital Moover
- Grupo 15 – Future Truck
- Grupo 16 – Pursuit
- Grupo 17 – CARLA: Comboio Autónomo da Reabertura da Linha da Alfândega
- Grupo 18 – DUSTIQ: Particle Emissions Monitoring System for Braking Wear in Light Dutty Vehicle
- Grupo 19 – FireSafe: Advanced Unmanned Vehicle for Forest Fuel Reduction and Terrain Cleaning