Estudantes de Engenharia Mecânica do Técnico apresentam Projetos Integradores

Três Projetos Integradores de 1.º Ciclo (PICs) foram premiados durante o evento de apresentação, recompensando o trabalho desenvolvido pelos estudantes de Engenharia Mecânica durante a licenciatura.

“Ver o Técnico Innovation Center acolher 140 estudantes de Engenharia Mecânica no seu ano inaugural é algo emocionante” para Rogério Colaço.  Na tarde de 7 de junho, o presidente do Instituto Superior Técnico relembrou aos estudantes na audiência que são “a primeira geração que tem a unidade curricular de Projeto Integrador de 1.º Ciclo (PIC) na sua totalidade”.

Estes finalistas de licenciatura em Engenharia Mecânica tiveram, assim, a oportunidade de integrar o 1.º simpósio de PICs do Técnico, cerimónia onde os 17 grupos de estudantes apresentaram – oralmente e através de pósteres científicos – os projetos que desenvolveram ao longo de quatro meses. Estes serviram como oportunidade para fundir todas as aprendizagens dos últimos dois anos e meio e pô-las em prática nesta unidade curricular (UC) de fim de curso. Tal como Rogério Colaço explicara no seu discurso de abertura do evento, a ideia dos PIC é “permitir aos estudantes consolidar as suas aprendizagens de 1.º ciclo” através da sua aplicação.

Entre os projetos apresentados pelos próprios estudantes à audiência do Técnico Innovation Center contaram-se iniciativas de veículos elétricos e movidos a hidrogénio, novas soluções de mobilidade urbana, sistemas de fabrico e de gestão de linhas de montagem, um protótipo de carro de Formula Student, uma bóia de oceanografia auto-alimentada, duas impressoras de 3D que usam chocolate como matéria-prima e muitas outras ideias que representam o culminar da motivação e do conhecimento adquirido ao longo da Licenciatura em Engenharia Mecânica.

Sofia Teixeira de Freitas, regente da UC de Projeto Integrador de 1.º Ciclo – de onde partiram estas 17 iniciativas -, afirmou que “é com enorme prazer e orgulho” que vê o resultado final dos projetos e celebra o final da licenciatura dos estudantes. “Cada professor lançou o seu próprio problema; ‘queremos resolver isto’ – é o que chamamos project-based learning” explicou, considerando que esta “aprendizagem ativa” torna o estudante o foco do processo, ao invés de um professor que expõe a matéria.

De entre os 17 grupos de estudantes que apresentaram os seus projetos, três foram laureados com prémios patrocinados pelo grupo Jerónimo Martins. O projeto miniFIONA – um pequeno veículo elétrico para transporte de carga – foi o vencedor do prémio principal e, no seu discurso de agradecimento, a representante da equipa descreveu o desenvolvimento deste PIC como uma experiência “extremamente construtiva”. As duas menções honrosas foram atribuídas aos projetos Integrated Blue Carbon Sensing and Monitoring System for Wetlands (Sustentabilidade)e Wave energy charger for autonomous underwater vehicles (Inovação). A seleção foi feita com base na avaliação de um júri externo à unidade curricular, constituído por membros do meio académico e empresarial, que avaliaram as apresentações e os pósteres de todos os grupos.

Lista de todos os grupos que participaram no simpósio:

• Grupo 1 – Sistema de fabrico por deformação plástica
  • Grupo 2 – Sistema de fabrico para processamento térmico
  • Grupo 3 – BuZoo – Uma nova solução para a mobilidade sustentável em zoos
  • Grupo 4 – Busy – Mobilidade sustentável e acessível
  • Grupo 5 – Self-powered oceanography buoy
  • Grupo 6 – Wave energy charger for autonomous underwater vehicles
  • Grupo 7 – Veículo de minimobilidade com zero emissões
  • Grupo 8 – FST14 prototype design
  • Grupo 9 – Soilcarbon – Integrated carbon sensing and monitoring system for sustainable land management
  • Grupo 10 – Integrated Blue Carbon Sensing and Monitoring System for Wetlands
  • Grupo 11 – ECOTUG – Veículo elétrico para taxiing de aeronaves em pista