Estudantes de Engenharia Aeroespacial do Técnico apresentaram projetos em simpósio de Projeto Integrador

Apresentação final da unidade curricular contou com 18 equipas e destacou propostas alinhadas com os desafios atuais da indústria aeroespacial.

Desenvolvimento conceptual de veículos como aviões, helicópteros, drones, lançadores e satélites estiveram em destaque nos projetos desenvolvidos por estudantes da Licenciatura em Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico e apresentados no Simpósio da unidade curricular Projeto Integrador de 1.º Ciclo (PIC). No dia 1 de julho, o Técnico Innovation Center powered by Fidelidade, recebeu 18 equipas de estudantes que apresentaram publicamente os projetos desenvolvidos ao longo do semestre, numa iniciativa que visa promover a aplicação integrada dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso.

Os trabalhos apresentados abrangeram diversas áreas da engenharia aeroespacial, e foram inspirados em desafios com relevância atual no setor, permitindo uma aproximação ao contexto industrial. Entre as propostas apresentadas, contam-se veículos para emergências médicas, sistemas de monitorização ambiental e plataformas de transporte de carga.

Em destaque estiveram três equipas distinguidas pelo júri, cujos projetos se distinguiram pela inovação e aplicabilidade. O projeto Pelicano foi premiado com o título de ‘Melhor Apresentação’ e propôs uma solução autónoma para o combate aéreo a incêndios, eliminando o risco humano e permitindo operar em locais de abastecimento mais pequenos, habitualmente inacessíveis a aeronaves convencionais. O projeto FlyCare, distinguido com uma ‘Menção Honrosa’, apresentou um protótipo de ambulância aérea baseada em tecnologia eVTOL, concebido para reduzir os tempos de resposta médica em zonas urbanas densas, como a Grande Lisboa. Por fim, o projeto Sky Clean recebeu o prémio de ‘Melhor Poster’, propondo um drone modular que permite a limpeza de fachadas e a realização de inspeções estruturais em tempo real, oferecendo uma solução integrada, segura e eficiente para a manutenção urbana.

Afzal Suleman, docente da unidade curricular, explica que o Projeto Integrador “promove não só a aplicação dos conceitos teóricos lecionados noutras unidades curriculares, como também a sua integração, numa perspetiva multidisciplinar”, acrescentando que “no campo das competências transversais, os estudantes desenvolvem soft skills, nomeadamente valências de trabalho em equipa, liderança e comunicação”.

Ao longo do semestre, os estudantes foram desafiados a conceber soluções ‘inovadoras’ e funcionais, procurando “pensar ‘fora da caixa’ e apresentar conceitos diferenciadores face ao que existe no mercado e na literatura”, refere o docente. Considerando a evolução tecnológica no setor aeroespacial, Afzal Suleman sublinha a necessidade de constante atualização dos temas abordados: “Urge a necessidade de adaptar os desafios lançados pelo corpo docente aos próprios desafios da sociedade em termos de veículos aeroespaciais, no domínio da aeronáutica e do espaço”.

A sessão contou com a presença de docentes, estudantes, investigadores e convidados, que tiveram oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelas equipas e discutir o potencial das propostas. A apresentação dos projetos marcou o encerramento da unidade curricular e integrou-se nas atividades regulares da Licenciatura em Engenharia Aeroespacial do Técnico. 

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