Obter informações do solo nas explorações agrícolas através de uma foto já é possível com a APP VirtuaCrop

A equipa de investigadores do Técnico venceu a final do Prémio MySpace da Agência da União Europeia para o Programa Espacial e recebeu um prémio monetário no valor de 25 mil euros.

Ter uma exploração na área de agricultura, poder tirar uma fotografia e obter instantaneamente estimativas da qualidade dos solos e dados sobre a produtividade das culturas já é uma realidade. A ideia desenvolvida por Ricardo Teixeira e Tiago Morais, do MARETEC, já fora distinguida na primeira fase do concurso “myEUspace”. O protótipo da aplicação informática “VirtuaCrop”, que competiu com mais três equipas europeias, foi a escolhida pelo júri e anunciada em Praga no passado dia 1 de junho.

Obter dados sobre o solo está à distância de uma foto. Foi este o conceito que valeu à equipa portuguesa a atribuição de um prémio no valor de 25 mil euros. Depois da recolha da imagem, o algoritmo faz o seu trabalho automático a partir de dados de satélite. Os resultados são calculados em cloud e mostrados no visor do smartphone do agricultor, sem a necessidade de realizar testes e análises laboratoriais, ou o uso de sensores para a recolha da informação.

“Estamos muito felizes com a atribuição deste prémio. É um enorme reconhecimento do valor da nossa ideia e do esforço que fizemos para desenvolvê-la. Este concurso veio pôr à prova a nossa capacidade para conceber e construir soluções reais capazes de fazer a diferença no Mundo, e colocou-nos à prova num contexto de grande pressão”, garantiram os investigadores, que explicaram que todo o processo decorreu em apenas nove semanas, com apenas dois membros na equipa.

A versão beta da aplicação já se encontra disponível para dispositivos Android e pode ser requisitada em www.virtuacrop.com por agricultores. A equipa vencedora, que recebeu o apoio da European Union Agency for the Space Programme (EUSPA), pretende tornar a aplicação num produto comercial. Em versões futuras, será possível obter mais dados úteis para os agricultores relativamente à área da fertilização e avaliação do estado e produtividade das culturas. Os investigadores referem que sempre acreditaram nesta ideia e que “esta vitória validou a sua viabilidade e abrirá seguramente portas para a sua expansão”.

Tópicos: