Luiz Braga Campos distinguido com a Insígnia de Professor Emérito pela ULisboa

Luiz Braga Campos, docente jubilado do Técnico, foi homenageado com o título de Professor Emérito esta terça-feira, dia 31 de maio, numa cerimónia que decorreu no Salão Nobre do Técnico.

Nasceu em Lisboa e licenciou-se em Engenharia Mecânica, nesta Escola. Fez o doutoramento no Departamento de Engenharia da Universidade de Cambridge. Fez o pedido de agregação e tornou-se professor catedrático anos mais tarde, no Técnico. Professor jubilado em 2020, Luiz Braga Campos recebeu esta terça-feira, dia 31 de maio, a insígnia de Professor Emérito da Universidade de Lisboa (ULisboa), um título atribuído aos docentes aposentados, que alcançaram um elevado grau de projeção e reputação por parte da comunidade académica.

Foram 167 os artigos publicados pelo professor Luiz Braga Campos e 268 comunicações em congressos, em que foi coautor. Escreveu 17 livros, 13 dos quais publicados por editoras internacionais.

O Salão Nobre preparou-se a preceito para a cerimónia que acolheu o professor, que se fez acompanhar por colegas, antigos alunos e o seu professor, nesta ocasião especial. A cerimónia foi conduzida por Pedro Coelho, presidente do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) e que fez, igualmente uma alocução.

O presidente do Técnico, professor Rogério Colaço fez a abertura da cerimónia, recordando que o professor Luiz Braga Campos se licenciou “há 50 anos” e quis “agradecer este meio século de dedicação à universidade e ao país.” Pedro Coelho referiu que “um terço dos artigos do professor Braga Campos têm um único autor, que é ele” o que atualmente é raro e, por norma, feito em conjunto com outros colegas da mesma área científica ou com ela relacionadas.

Foi com entusiasmo que António Falcão, Professor Emérito da ULisboa e professor jubilado do Técnico, falou de algumas memórias sobre o tempo em que o professor Luiz Braga Campos fora seu aluno. Fernando Lau, coordenador do Mestrado em Engenharia Aeroespacial, recordou igualmente o seu antigo professor hoje homenageado e, mais tarde, colega de profissão.

João Miranda Lemos, coordenador do Doutoramento em Engenharia Aeroespacial salientou o empenho do professor Luiz Braga Campos naquela que foi a divulgação do seu trabalho e do próprio mestrado a nível internacional. Filipa Moleiro, ex-aluna e atual docente da área científica de mecânica aplicada e aeroespacial do DEM recordou de forma emotiva o modo como o professor Braga Campos conduzia as suas aulas de forma rica, no domínio do saber.

De seguida deu-se a entrega formal do diploma de Professor Emérito da ULisboa e seguiu-se uma alocução do professor Luiz Braga Campos, que após agradecer a todos os presentes, focou a sua intervenção nas personalidades que possivelmente mais influenciaram a sua carreira. Recordou ainda alguns dos episódios que vivenciou, decorrentes da sua participação em seis instituições internacionais, e falou nos aspetos da área de atividade que mantém após a jubilação.

A sessão foi encerrada pelo professor Luís Ferreira, reitor da ULisboa que referiu que para se ser Professor Emérito “não basta ser um professor bom”, é preciso ser extraordinário. “A universidade e o país estão muito agradecidos”.