CMU atribui Doutoramento Honoris Causa ao professor Manuel Heitor

O docente receberá o título de Doutor Honoris Causa em Ciência e Tecnologia no próximo dia 13 de maio.

Universidade de Carnegie Mellon (CMU) decidiu distinguir o professor Manuel Heitor, docente do Técnico e ainda ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com o título de doutor Honoris Causa. A atribuição do grau honorífico terá lugar no 13 de maio em Pittsburgh, no decorrer das cerimónias de graduação da CMU, com o professor Manuel Heitor a ser escolhido para proferir o discurso principal da cerimónia de graduação dos alunos de mestrado e doutoramento.

Como é referido na página da Universidade onde é anunciada a distinção, “os graus honoríficos são uma das mais altas distinções atribuídas a um indivíduo pela CMU, e os seus beneficiários são uma fonte de inspiração” para os estudantes da Universidade e as suas famílias reunidas nestas cerimónias.

Na origem desta homenagem da CMU está certamente a carreira de excelência do professor Manuel Heitor, mas também o seu papel ativo na longa e robusta relação de colaboração estabelecida entre Portugal e a instituição americana. Através do Técnico, o professor Manuel Heitor estreitou laços com a prestigiada universidade, facilitando a formação de muitos jovens e a exploração de novas fronteiras do conhecimento.

“Entre muitas outras iniciativas, promoveu o Programa Go Portugal — Global Science and Technology Partnerships Portugal e tem estado particularmente envolvido no desenvolvimento das Estratégias Espaciais Portuguesa e Europeia, bem como na aplicação de políticas de investigação e inovação, incluindo computação avançada”, pode ler-se na breve biografia apresentada na página da CMU.

Nascido em setembro de 1958, doutorado pelo Imperial College de Londres em Engenharia Mecânica (Combustão Experimental, 1985), Manuel Heitor é professor catedrático do Instituto Superior Técnico. Fez um pós-doutoramento na Universidade da Califórnia em San Diego, em 1986, prosseguindo depois uma carreira académica no Técnico, onde começou por desenvolver a sua atividade de investigação na área de energia e ambiente, com ênfase em Mecânica de Fluidos e Combustão Experimental. Desde o início dos anos 90 dedicou-se ao estudo de políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação, incluindo políticas e gestão do ensino superior.

Foi, entre 1993 e 1998, presidente-adjunto do Técnico. Fundou em 1998 o Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, IN+.

O professor Manuel Heitor coordenou, entre outros, os Programas de doutoramento do Técnico em Engenharia e Políticas Públicas e em Engenharia de Conceção e Sistemas Avançados de Manufatura. Foi Research Fellow da Universidade do Texas em Austin, no Innovation, Creativity and Capital Institute, e durante o ano letivo 2011/12 foi professor visitante na Universidade de Harvard.

Esteve perto de 13 anos ao serviço da Ciência e do Ensino Superior, o que faz dele dos governantes com mais tempo dedicado ao setor. Antes de integrar o Governo de António Costa, em 2015, foi secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, entre março de 2005 e junho de 2011.

Cessando em breve funções como ministro do XXII Governo Constitucional, o professor Manuel Heitor regressará ao Técnico para retomar as suas funções académicas e científicas com o entusiasmo que todos lhe reconhecem.