Podcast Técnico: "110 Histórias, 110 Objetos – Rhino, o 1.º Robô pedagógico do Técnico"

A história de Rhino, o 1.º Robô pedagógico do Técnico no 32.º episódio do Podcast “110 Histórias | 110 Objetos”.

O Rhino foi o primeiro robô pedagógico do Técnico e permitiu que gerações de estudantes da Escola pudessem experimentar uma poderosa ferramenta de robótica, nos anos 80 e 90. Fez parar aulas em demonstrações em escolas e permitiu a que alunos do Técnico programassem movimentos de alternar peças, colocar peças umas em cima das outras, entre outras tarefas. O seu sistema de comando permitia que os movimentos independentes do braço fossem programados, o que o tornava na “fina flor da tecnologia” da altura. O Rhino testemunhou e contribuiu assim para um espantoso processo de transformação industrial que converteu a novidade da tecnologia “absolutamente fabulosa” em ferramentas do nosso dia-a-dia. Encontra-se hoje reformado e exposto numa vitrina do edifício de Mecânica III, no campus da Alameda, guardando as memórias de centenas de antigos estudantes do Técnico.

Ouvir episódio: bit.ly/3HCBjU9  |  110.tecnico.ulisboa.pt