Técnico Solar Boat apresenta novo modelo de embarcação

O São Pedro 01 é o primeiro protótipo do Técnico Solar Boat a incluir inteligência artificial. A embarcação competirá na Noruega, no próximo verão.

A trabalhar no novo protótipo do barco de competição da equipa, desde o início de 2022, a equipa do Técnico Solar Boat (TSB) apresentou o São Pedro 01, no final de março de 2023.

Como caraterística distintiva face aos outros modelos da “frota”, a equipa constituída por estudantes do Instituto Superior Técnico aponta o sistema de navegação autónoma. O São Pedro 01 está equipado com uma câmara que vê obstáculos no caminho. Estes são depois identificados pela inteligência artificial e o sistema de controlo planeia, então, a rota de modo a desviar-se dos mesmos.

O protótipo, que pode ser controlado remotamente, como opção secundária de navegação, foi desenhado para competir no próximo verão, no NJORD Autonomous Ship Challenge, na Noruega. De forma a cumprir as regras impostas pela organização, o São Pedro 01 é a embarcação mais pequena que a equipa já construiu.

Os painéis solares, tal como no São Rafael 03 foram construídos pela TSB, tal como o casco em fibra de carbono. Porém, o maior progresso está na implementação de inteligência artificial, “uma estreia neste projeto”, como explicou Francisco Pedro, diretor técnico para a gestão e marketing da equipa.