Melhor Estudante do Mestrado em Engenharia Mecânica em 2022/23 homenageado com o Prémio Apetro

A cerimónia de atribuição do Prémio Apetro ao Melhor Estudante do Mestrado em Engenharia Mecânica, concluído no ano letivo de 2022/23, Filipe Araújo, teve lugar no dia 20 de maio de 2024, no Anfiteatro Abreu Faro, no Complexo Interdisciplinar do Técnico, com início às 17:00.

O Prémio Apetro, instituído pelo Departamento de Engenharia Mecânica (DEM), em colaboração com a Coordenação do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica, e com o patrocínio da Apetro, visa encorajar e valorizar a excelência no desempenho académico de estudantes do Mestrado em Engenharia Mecânica. Este ano, sendo já a 6ª edição desde que instituído, o Prémio Apetro homenageou o Melhor Estudante do Mestrado em Engenharia Mecânica, concluído no ano letivo de 2022/23, Filipe Guarda Araújo.

A cerimónia contou com uma série de breves discursos de elogio ao estudante premiado, e de incentivo para que seja doravante um embaixador do IST e do DEM, nomeadamente, da Professora Matilde Marques, Vice-Presidente do Conselho Científico, do Professor Carlos Santos Silva, Vice-Presidente do Conselho Pedagógico, do Professor Paulo Fernandes, Coordenador do Mestrado em Engenharia Mecânica, do Professor Pedro Coelho, Presidente do Departamento de Engenharia Mecânica, proferindo igualmente palavras em nome do Professor Rogério Colaço, Presidente do IST (que não pôde estar presente), e do Eng. António Comprido, Secretário-Geral da Apetro, Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas.

Por último, o estudante premiado, Filipe Araújo, honrado pela distinção do Prémio Apetro, fez um discurso emocionante, agradecendo familiares, colegas e professores no apoio ao seu desempenho académico enquanto estudante do Mestrado em Engenharia Mecânica no IST, assim como ao DEM, como um todo, pela valorização dos seus estudantes. Em particular, o estudante premiado, Filipe Araújo, a respeito da sua Dissertação de Mestrado, intitulada “Alkaline Water Electrolysis: Ultrasonic Presence and Hydrogen Bubble Formation”, realizada no seio do IN+, Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento, destacou ainda os seus Orientadores, designadamente, a Professora Ana Moita e o Investigador Rui Costa Neto.

O DEM louva e felicita o estudante premiado, Filipe Araújo.