Dia da Indústria reuniu comunidade do Técnico e tecido empresarial

O evento foi organizado pelo Departamento de Engenharia Mecânica e juntou estudantes, professores, investigadores e empresas.

O Salão Nobre do campus Alameda do Instituto Superior Técnico esteve cheio na manhã de 31 de outubro. Dentro das quatro altas paredes, ouviu-se falar em colaboração, projetos de financiamento, dinamização e ensino, entre outros temas que interligam o Técnico e o setor empresarial. Trata-se da 2.ª edição do ‘Dia da Indústria’, um evento do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) organizado com vista a “facilitar futuras cooperações com o tecido empresarial” e a abordar “os desafios da Indústria 5.0: sustentabilidade, resiliência, human-centric”.

No seu discurso de abertura do programa, Rogério Colaço, presidente do Técnico, sublinhou a relação da Escola com as empresas, remontando a 1911 para relembrar a génese da Escola – uma “emanação do Ministério da Economia [na altura apelidado de Ministério do Fomento]”, algo “completamente diferente” das restantes instituições de ensino superior da época. Por esse motivo, o presidente do Técnico argumenta que “[a Escola] tem como missão principal contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e para aumentar a competitividade do país”, algo que “não se faz fechando as instituições de ensino superior atrás de muros, em castelos”. Pelo contrário, afirma que “estas iniciativas que abrem o Técnico e que trazem pessoas e empresas são não só muito importantes para nós, como a razão de ser da nossa existência”.

O programa do evento incluiu uma mesa redonda com professores e estudantes do DEM, discutindo-se os desafios da ‘Indústria 5.0’. Pelo espaço, estiveram distribuídos vários dos projetos dos Núcleos de Estudantes deste Departamento e pósteres de dissertações e teses. Houve ainda lugar para pitches de estudantes de mestrado e doutoramento, com posterior atribuição de prémios aos três melhores classificados em cada um destes níveis de ensino.

Estudantes de mestrado premiados

• 1.º lugar (500€) – Mariana Rodrigues Januário (Assessing Decarbonization Scenarios using Municipal Residential Energy Modeling)
  • 2.º lugar (250€) – Marta de Melo Massuça (Radiant Emissions in Hydrogen Enriched Flames)
  • 3.º lugar (150€) – Diogo Santa-Rita (Refitting of a low-swirl burner for a fuel mixture of methane and hydrogen for ceramic industry applications)

Estudantes de doutoramento premiados

• 1.º lugar (500€) – Manuel de Figueiredo Sardinha (Design and development of fused filament fabricated non-pneumatic tires)
  • 2.º lugar ex aequo (250€) – Nelson Matos (Avaliação da Resistência ao Impacto e Otimização da Simulação de Compósitos Laminados)
  • 2.º lugar ex aequo (250€) – Pedro Pontes (Cooling of a HCPV panel using microchannel heat sinks)

A iniciativa foi patrocinada pelo Produtech R3, um projeto financiado pela União Europeia no âmbito do programa NextGeneration EU.

Fotogaleria