Seminários@DEM - Ricardo Teixeira

"Desafios da Avaliação de Ciclo de Vida agroalimentar (e como resolvê-los)" - 27 de março 2025, quinta-feira, 14h30, Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Data: 27 de março 2025, quinta-feira
Hora: 14h30
Local: Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Orador: Ricardo Teixeira (Área Científica de Ambiente e Energia do DEM/IST; MARETEC - Centro de Ambiente e Tecnologias Marítimas, LARSyS)

Título: "Desafios da Avaliação de Ciclo de Vida agroalimentar (e como resolvê-los)"

• Resumo:

A Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) é um método essencial para determinar os impactos ambientais de produtos e serviços em toda a cadeia de produção. Hoje, a ACV é utilizada para investigação científica e por muitas empresas para avaliar o seu desempenho ambiental, melhorar continuamente e comunicar com os consumidores. No entanto, é limitada por vários problemas duradouros que limitam sua aplicabilidade e robustez científica. Este Seminário apresentará questões não resolvidas na ACV, fornecerá interpretações críticas de suas consequências e destacará investigação recente que pode ajudar a superá-las. O setor agroalimentar será usado como o principal exemplo, com conclusões gerais válidas para todos os setores. O Seminário abordará questões como a multifuncionalidade das unidades funcionais, as consequências da afetação de impactes e a variabilidade temporal e espacial dos impactes. Em seguida, descreverá como tecnologias emergentes, como a inteligência artificial, podem ajudar a enfrentar esses desafios de formas que eram impossíveis até recentemente.

Curta Nota Biográfica:

Ricardo Teixeira é Professor Auxiliar na Área Científica de Ambiente e Energia do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) no IST, e até recentemente, Investigador Auxiliar no IST-ID. Tem um Mestrado em Economia (ISEG) e um Doutoramento em Engenharia do Ambiente (IST). Trabalha na área da sustentabilidade da produção agroalimentar. Tem experiência académica e de consultoria no setor agroalimentar. Integra no seu trabalho ferramentas como a modelação com base em processos, deteção remota, aprendizagem automática e Avaliação de Ciclo de Vida (ACV). Foi Investigador Principal dos projetos "LEANMeat - Lifecycle-based Environmental Assessment and impact reduction of Meat production with a novel multi-level tool" (PTDC/EAM-AMB/30809/2017) e "GrassData - Development of algorithms for identification, monitoring, compliance checks and quantification of carbon sequestration in pastures"(DSAIPA/DS/0074/2019) financiados pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Foi membro de grupos de trabalho liderados pela UNEP/SETAC sobre avaliação de impacte em ACV, e em dois grupos focais da EU sobre produção animal. É o representante do IST no colégio F3 (Food, Farming and Forestry) da ULisboa. Fundou também a startup VirtuaCrop, que desenvolve ferramentas para a sustentabilidade do setor agroalimentar.

Este é mais um Seminário do ciclo de “Seminários@DEM”.
Seminário seguinte, 11 de abril, 2025, sexta-feira, 15h00.

Tópicos: