Seminários@DEM - Projetos de Núcleos de Estudantes: TSB & PSEM & TFC

Projetos TSB: "O futuro da náutica sustentável"; Projetos PSEM: "O efeito da eficiência"; Projetos TFC: "Um veículo a Hidrogénio impulsionando o futuro" - 12 de janeiro 2024, sexta-feira, 15h00, Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Data: 12 de janeiro 2024, sexta-feira
Hora: 15h00
Local: Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Programa Curto

15h00 – 15h15 Seminários@DEM - Projetos TSB: "O futuro da náutica sustentável"
15h15 – 15h20 Momento aberto a discussão
15h20 – 15h35 Seminários@DEM - Projetos PSEM: "O efeito da eficiência"
15h35 – 15h40 Momento aberto a discussão
15h40 – 15h55 Seminários@DEM - Projetos TFC: "Um veículo a Hidrogénio impulsionando o futuro"
15h55 – 16h00 Momento aberto a discussão
O espaço mantém-se aberto para discussão de Propostas de Orientação de Temas para Teses de Mestrado no âmbito de Projetos TSB, PSEM e TFC (até às 16h30).

Oradores TSB: Miguel André Simão Gil e José Pedro Figueiredo
Oradores PSEM: Eduardo Paiva e Gonçalo Barreto
Oradores TFC: Duarte Lopes Soares

Projetos TSB - Título: "O futuro da náutica sustentável"

Resumo: Apresentação da equipa do TSB - Técnico Solar Boat e da sua história, desde a sua criação em 2015 até ao momento, percorrendo a sua evolução e conquistas ao longo dos anos. Exposição dos diferentes protótipos já desenvolvidos e dos futuros projetos da equipa, com particular destaque para a construção em curso da embarcação mais ambiciosa alguma vez idealizada pela equipa, bem como a sua contextualização na náutica sustentável do futuro. Por último, visão geral das competições internacionais em que a equipa participa.
Curta Descrição do TSB: O TSB é um projeto universitário constituído por estudantes do IST de vários cursos de engenharia, especializados na construção de embarcações de competição movidas a energias renováveis. Embora inicialmente a equipa tenha focado apenas a energia solar, nos últimos anos o seu portefólio foi alargado, abraçando o Hidrogénio como fonte de energia alternativa e, mais recentemente, entrando também no setor autónomo. A equipa construiu já um total de 5 protótipos, participando com cada um em competições internacionais. Conheça o TSB aqui.

Projetos PSEM - Título: "O efeito da eficiência"

Resumo: Apresentação do PSEM - Projeto de Sustentabilidade Energética Móvel, como equipa participante na competição da Greenpower, abordando as conquistas do nosso protótipo mais recente GP23, em conjunto com o percurso para alcançar o seu sucesso, e como pode ser ainda superado com um novo ano de desenvolvimento e inovação na área da eficiência elétrica. Destaque das principais áreas técnicas que são alvo de investigação ao longo deste ano e da importância deste tipo de projetos na formação de futuros engenheiros.
Curta Descrição do PSEM: O PSEM, enquanto projeto de otimização, visa o desenvolvimento e construção de um veículo elétrico para participar nas competições organizadas pela Greenpower. Partindo dos mesmos requisitos que todas as outras equipas (um motor de 240W e duas baterias de 12V), o nosso objetivo é procurar soluções eficientes que resultem num carro bastante competitivo, em pé de igualdade com os melhores de toda a competição. Conheça o PSEM aqui.

Projetos TFC - Título: "Um veículo a Hidrogénio impulsionando o futuro"

Resumo: Apresentação do TFC - Técnico Fuel Cell, a mais recente equipa de protótipos do IST, o seu projeto, os desafios enfrentados nos seus primeiros anos e o futuro visionado. Destaque dos objetivos da equipa, uns já atingidos e outros que nos propomos alcançar, mostrando o nosso protótipo Urban-concept movido a Hidrogénio como único em Portugal. Dar a conhecer a equipa, incluindo as várias áreas integradas, a nossa rede de parceiros e o conhecimento desenvolvido. Por fim, mencionar as oportunidades identificadas pela equipa para continuar a desenvolver conhecimento em conjunto com a sua rede de parceiros na indústria e na academia.
Curta Descrição do TFC: O TFC é a mais recente equipa do IST a desenvolver um protótipo. Desde a sua recente criação, conseguiu-se estabelecer junto de parceiros da indústria e da academia. A equipa envolve cerca de 50 estudantes, de várias áreas da engenharia e diferentes graus de ensino, o que assegura a sua própria renovação. A equipa desenvolveu o seu primeiro Urban-concept movido a Hidrogénio através de uma célula de combustível PEM. Únicos em Portugal a aplicar tecnologia em mobilidade sustentável com Urban-concepts, representando o IST e Portugal em competições. Conheça o TFC aqui.

Este é mais um Seminário do ciclo de “Seminários@DEM”.
Seminário seguinte, 25 de janeiro 2024, quinta-feira, 15h00.