Seminários@DEM - Projetos de Núcleos de Estudantes: FST Lisboa & TLMoto & AeroTéc

Projetos FST Lisboa: "O futuro é Autónomo"; Projetos TLMoto: "Correndo em direção ao futuro"; Projetos AeroTéc: "Descolar para novos céus" - 15 de dezembro 2023, sexta-feira, 15h00, Pavilhão de Informática III, anfiteatro FA3

Data: 15 de dezembro 2023, sexta-feira
Local: Pavilhão de Informática III, anfiteatro FA3

Programa Curto

15h00 – 15h15 Seminários@DEM - Projetos FST Lisboa: "O futuro é Autónomo"
15h15 – 15h20 Momento aberto a discussão
15h20 – 15h35 Seminários@DEM - Projetos TLMoto: "Correndo em direção ao futuro"
15h35 – 15h40 Momento aberto a discussão
15h40 – 15h55 Seminários@DEM - Projetos AeroTéc: "Descolar para novos céus"
15h55 – 16h00 Momento aberto a discussão
O espaço mantém-se aberto para discussão de Propostas de Orientação de Temas para Teses de Mestrado no âmbito de Projetos FST Lisboa, TLMoto e AeroTéc (até às 16h30).

Oradores FST Lisboa: Diogo Santos, Guilherme Pereira, Alexandre Ferreira e Bruno Semedo
Oradores TLMoto: Vasco Lopes e Afonso Magalhães
Oradora AeroTéc: Mariana Carvalho

Projetos FST Lisboa - Título: "O futuro é Autónomo"

Resumo: Apresentação da FST Lisboa, a equipa de Formula Student do IST, explorando os triunfos do FST 12 e os nossos objetivos para o FST 13. Para além disso, dar a conhecer as principais inovações do novo protótipo de engenharia, transformando o futuro, acompanhando-nos neste percurso de engenharia. Por último, apresentar propostas abrangentes para Teses de Mestrado inovadoras e trabalhos de desenvolvimento com o objetivo de redefinir limites e incorporar o legado do IST em cada projeto, impulsionando a FST Lisboa ao mais alto-nível.
Curta Descrição da FST Lisboa: A FST Lisboa é a equipa de Formula Student do IST. A nossa missão é desenvolver protótipos para participar nas competições de Formula Student, um evento criado para a próxima geração de engenheiros. Trabalhamos com o objetivo de desenvolver um novo protótipo: o FST 13. Este é o 10º carro 100% elétrico da equipa e o 4º carro autónomo. Conheça a FST Lisboa aqui.

Projetos TLMoto - Título: "Correndo em direção ao futuro"

Resumo: Apresentação do TLMoto assim como do trabalho desenvolvido até agora. Exposição dos nossos três protótipos (tlmo1l, tlmo2e e tlmo3e) em conjunto com as diversas fases da competição, na qual participamos de dois em dois anos (fases ms1 e ms2 da MotoStudent). No início, ingressámos na competição com um veículo a combustão, e posteriormente, fizemos história como a primeira equipa Portuguesa a competir na categoria elétrica.
Curta Descrição do TLMoto: O Técnico Lisboa MotoStudent é um núcleo de estudantes universitários, dedicado à conceção e construção de protótipos de motociclos totalmente elétricos, destinados à competição. De facto, a equipa é pioneira na construção do primeiro protótipo elétrico em Portugal. No decorrer dos últimos anos, o TLMoto participou nas várias edições da MotoStudent, considerada a maior competição internacional de engenharia universitária no âmbito do motociclismo, reunindo equipas de diferentes países. Além disso, em 2022, o TLMoto estreou-se num outro evento, o Moto Engineering Italy, um feito que promete voltar a repetir. Conheça o TLMoto aqui.

Projetos AeroTéc - Título: "Descolar para novos céus"

Resumo: Apresentação de vários projetos do AeroTéc com especial foco nos protótipos desenvolvidos. São vários os protótipos que estamos a desenvolver no âmbito dos nossos projetos, dois dos quais envolvem protótipos de base científica mais complexos que farão parte de competições internacionais. Estes projetos focam-se em duas vertentes distintas: na construção e melhoramento tecnológico de rockets (realizado pelo RED - Rocket Experiment Division), competindo no European Rocketry Challenge (EuRoC), e na conceção de aeronaves (realizado pelo Atlas – Systems and Aeronautics), competindo no Air Cargo Challenge (ACC) e no New Flying Competition (NFC).
Curta Descrição do AeroTéc: O Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeroespacial é um núcleo constituído por estudantes de vários cursos do IST. Engloba 9 projetos relacionados com área da Engenharia Aeroespacial, desde projetos focados na construção de protótipos a projetos focados na comunidade. Os projetos de desenvolvimento de protótipos abrangem várias vertentes no seio da área aeroespacial, desde aeronaves a motores a jato e rockets, tendo múltiplos objetivos, incluindo demonstrar os resultados do seu trabalho em competições internacionais. Conheça o AeroTéc aqui.

Este é mais um seminário do ciclo de “Seminários@DEM”.