Seminários@DEM - Mário Lino da Silva

“Design Concorrente @ Técnico" - 7 de dezembro 2022, quarta-feira13h30, Pavilhão de Informática III, anfiteatro FA3

Data: 7 de dezembro 2022, quarta-feira

Hora: 13h30

Local: Pavilhão de Informática III, piso 0, anfiteatro FA3

• Orador: Mário Lino da Silva (Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear e Departamento de Física)

• Título: Design Concorrente @ Técnico"

• Resumo:

Os sistemas de engenharia tradicionais são concebidos de maneira sequencial, com o projecto dos diferentes sub-sistemas executado e transmitido para os outros intervenientes passo a passo. Esta metodologia pode revelar-se ineficiente para sistemas de larga complexidade.

A engenharia concorrente coloca todos os engenheiros e ferramentas no mesmo meio ambiente que o utilizador final/cliente. Isto permite uma filosofia de design iterativa a um ritmo mais elevado, como o acordar em tempo real dos requerimentos e decisões entre os projectistas e os utilizadores finais, assegurando que o melhor design é obtido para o custo alocado, com uma margem de risco apropriada.

Uma instalação de design concorrente foi implementada no Técnico. A instalação está localizada numa sala dedicada do Campus da Alameda, permitindo que uma equipa de 8 pessoas (mais o responsável) possa interagir in-loco no contexto do desenho de sistemas Espaciais (entre outros). A instalação permite igualmente conexões remotas, para um número de utilizadores potencialmente mais elevado. A instalação é dedicada a toda a comunidade académica do Técnico, permitindo a sua utilização como ferramenta pedagógica, ou como ferramenta de desenvolvimento de projectos académicos a larga escala envolvendo especialistas a nível interdepartamental.

• Curta nota biográfica:

O Prof. Mário Lino da Silva nasceu em Lsboa, Portugal em 1978. Tem um diploma de Eng. Aeroespacial pelo IST (2001), e um Doutoramento em Física dos Plasmas pela Universidade de Orléans, França (2004). De 2006 a 2002, foi Investigador Auxiliar do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear, um laboratório associado do IST. Desde 2022, é Prof. Auxiliar do Departamento de Física do IST. Os seus principais eixos de investigação estão relacionados acom a aerotermodinâmica de veículos de (re) entrada atmosférica e meteoroides. Participou em vários projectos da Agência Espacial Europeia, incluindo as missões Huygens a Titã em 2005, e a missão EXOMARS a Marte em 2016. Fundou e gere o Laboratório de Plasmas Hipersónicos que acolhe o tubo de choque ESTHER, desenvolvido por um consórcio internacional com financiamento pela Agência Espacial Europeia.

Este é mais um seminário do ciclo de “Seminários @ DEM”.

Tópicos: