Seminários@DEM - Manuel Heitor

“Mudar para Net Zero: Promover a “Agência Humana” e governar “Ecologias de Dados” na era digital" - 6 de julho 2022, quarta-feira15h30, Pavilhão de Informática III, anfiteatro FA3

Data: 6 de julho 2022, quarta-feira

Hora: 15h30

Local: Pavilhão de Informática III, piso 0, anfiteatro FA3

• Orador: Manuel Heitor (professor Catedrático do DEM, Área Científica de Ambiente e Energia, investigador IN+)

• Título: “Mudar para Net Zero: Promover a “Agência Humana” e governar “Ecologias de Dados” na era digital"

• Resumo:
Atingir “Net Zero”requer um diálogo transatlântico para desenvolver e aperfeiçoar sistemas responsáveis para a gestão do uso da terra numa era digital crescentemente descentralizada e apoiada por Inteligência Artificial. Refere-se a um plano de trabalho gradual e plurianual, 2022-2030, orientado para implementar e promover um “think and do tank” internacional e informal para estimular novos conhecimentos, a diplomacia científica e a advocacia, promovendo a mudança para “Net Zero”. Inclui a governança de quantidades complexas e massivas de dados e das suas sinergias (ou seja, de “ecologias de dados”), incluindo novos dados de Observação da Terra obtidos por satélite, juntamente com o conhecimento e a inovação necessários para melhorar a gestão do uso da terra.

• Curta nota biográfica:
Manuel Heitor (Lisboa, 1958) é professor catedrático de engenharia mecânica no Instituto Superior Técnico (IST), a escola de engenharia da Universidade de Lisboa.
Serviu mais de 12 anos no Governo de Portugal como Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior no período de novembro de 2015 a março de 2022 e Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de março de 2005 a junho de 2011. No Instituto Superior Técnico (IST), Manuel Heitor fundou o Centro de Inovação, Tecnologia e Investigação Política do IST (IN+, https://in3.dem.ist.utl.pt/) em 1998, que dirigiu entre 1998-2005 e 2012- 2015.

Este é mais um seminário do ciclo de “Seminários @ DEM”.