Seminários@DEM - Luís Ferro

“Relato da minha experiência na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil" - 22 de junho 2022, quarta-feira13h30, Pavilhão de Informática III, anfiteatro FA3

Data: 22 de junho 2022, quarta-feira

Local: Pavilhão de Informática III, piso 0, anfiteatro FA3

Orador: Luís Ferro (professor Associado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil)

Título: “Relato da minha experiência na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil"

• Resumo:
Em junho do ano de 2010 iniciei a minha atividade profissional no Brasil. No período compreendido entre junho de 2010 e fevereiro de 2011 fui bolsista do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico) e da FUNCAP (Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico) na Universidade Federal do Ceará. Em fevereiro de 2011 iniciei a minha atividade na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) onde foi admitido por concurso público como professor Adjunto.  A UFERSA que tem a sua sede localizada na cidade de Mossoró no Estado do Rio Grande do Norte e possui para além do campus da sede mais três campus localizados em Caraúbas, Angicos e Pau dos Ferros. É uma universidade recente pois foi criada por Lei Federal em 2005. A UFERSA em particular e as universidades brasileiras em geral têm uma organização e um tipo de funcionamento bastante diferente das universidades portuguesas. Neste seminário pretendo relatar a minha experiência na UFERSA, descrevendo o meu trajeto desde a minha admissão. Na introdução será descrito o processo de admissão de docentes nas universidades brasileiras em geral e na UFERSA com mais detalhe. Em seguida será referido o modo de organização e funcionamento da UFERSA.  Em seguida farei uma descrição das minhas atividades na UFERSA no âmbito de ensino, pesquisa, extensão e administrativo. Na atividade de pesquisa serão realçadas as atividades desenvolvidas no programa de iniciação científica da UFERSA, no âmbito da extensão as atividades no âmbito da SAE Brasil o projeto estudantil Aerodesign e no âmbito administrativo na Comissão Permanente de Pessoal Docente.

• Curta nota biográfica:
Luís Morão Cabral Ferro é professor Associado na Universidade Federal Rural do Semi-Árido no Brasil, onde exerce a sua atividade desde 2011, no Departamento de Engenharia e Tecnologia do Centro de Engenharias. Obteve a sua graduação em Engenharia Mecânica, ramo de Termodinâmica Aplicada, no Instituto Superior Técnico (IST) em 1981. Tem Mestrado em Transferência e Conversão de Energia pelo IST (1986) e Doutoramento em Engenharia Mecânica pelo (IST) obtido em 2009. Iniciou a sua atividade após a conclusão do curso de engenharia mecânica no Departamento de Engenharia Mecânica do IST onde foi assistente estagiário e assistente entre 1981 e 1992. Entre os anos de 1992 e 1999 exerceu a sua atividade em diferentes empresas tendo sido diretor da Soonda, Sociedade Portuguesa de Automóveis e ATECNIC. No período compreendido entre 1997 e 2010 foi professor da Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Setúbal. No período compreendido entre a conclusão da graduação em Engenharia Mecânica (1981). Entre 2010 e 2011 foi bolsista de pós-doutoramento do CNPq e da FUNCAP no Brasil.

Este é mais uma seminário do ciclo de “Seminários @ DEM”.