Seminários@DEM - Luís Castanheira (Diretor de Tecnologia, NHMP Advanced Fuels)
"Transição energética: descarbonização da produção de hidrogénio" - 28 de novembro 2024, quinta-feira, 15h00, Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM
Data: 28 de novembro 2024, quinta-feira
Hora: 15h00
Local: Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM (disponível para este evento às 15h00, mas não antes)
• Orador: Luís Castanheira (Diretor de Tecnologia, NHMP Advanced Fuels)
• Título: "Transição energética: descarbonização da produção de hidrogénio"
• Resumo:
A descarbonização dos meios de produção de hidrogénio tem sido reconhecida pelos governos Europeus como uma necessidade fundamental para combater dois aspetos estruturantes da nossa sociedade: primeiro, a necessidade de contribuir para as metas de descarbonização definidas, com o objetivo de alcançar "emissões zero” de gases de efeito de estufa em diversas indústrias e, segundo, colmatar a crise energética atual desencadeada pela Federação Russa, reduzindo a nossa dependência de combustíveis fósseis importados e reforçar a segurança energética da União Europeia (EU). Estes pontos são amplamente discutidos nos planos Europeus do RepowerEU, Green Deal e na Estratégia Europeia para o Hidrogénio.
A eletrólise PEM é uma das tecnologias mais promissoras para a produção de hidrogénio verde, essencial na transição para uma economia de baixo carbono. Primeiramente, será apresentada uma visão geral sobre a indústria do hidrogénio, destacando o papel estratégico do hidrogénio como vetor energético e suas aplicações em setores como transporte, energia e indústrias pesadas. A seguir, será dada a oportunidade de entender os princípios da produção de hidrogénio por eletrólise PEM, um processo eletroquímico que utiliza eletricidade para dividir moléculas de água em hidrogénio e oxigénio, sendo uma solução limpa quando alimentada por fontes renováveis. Outro ponto essencial a ser abordado são os desafios atuais das tecnologias PEM. Serão discutidas as principais dificuldades que a tecnologia enfrenta, como a durabilidade das membranas, o elevado custo dos materiais catalíticos (frequentemente baseados em metais nobres) e os desafios de escalabilidade para aplicações industriais. Este Seminário concluirá com uma discussão sobre a engenharia mecânica aplicada à eletrólise PEM, enfatizando como a engenharia pode contribuir para superar as limitações técnicas da tecnologia. Questões como o desenvolvimento de novos materiais, otimização de sistemas e melhorias no design de células de eletrólise serão abordadas, destacando o papel fundamental dos engenheiros mecânicos no avanço desta tecnologia.
• Curta Nota Biográfica:
Luís Castanheira detém um Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica e Biomateriais, concedido pela Universidade do Minho e um Doutoramento em Eletroquímica e Materiais, pela Universidade de Grenoble. Da sua experiência profissional faz parte um longo percurso como Engenheiro de Investigação no LEPMI e AXANE - Fuel Cell Systems (Air Liquide), onde iniciou a sua carreira em tecnologias de hidrogénio. Em 2015 Luís Castanheira integrou o National Physical Laboratory (NPL) em Londres, onde desenvolveu projetos relacionados com a investigação de células de combustível PEM e eletrólise de água PEM, fabricação e caracterização de CCMs/MEAs e métodos de diagnóstico para tecnologias eletroquímicas. Participou na criação da equipa de materiais da Symbio, joint venture Michelin e Faurecia nas tecnologias de pilhas a combustível, onde evoluiu até Expert Técnico antes de se juntar à Fusion Fuel em 2021. Luís Castanheira foi Diretor de Eletroquímica na Fusion Fuel Portugal de 2021 a 2024, onde estabeleceu instalações R&D para tecnologias PEM, apoiou tecnicamente as equipas e definiu as estratégias tecnológicas dos núcleos eletroquímicos. Atualmente, juntou-se à empresa de consultoria NHMP Advanced Fuels, como Diretor de Tecnologia, para apoiar as novas indústrias na área das tecnologias de hidrogénio.
Este é mais um Seminário do ciclo de "Seminários@DEM".
Seminário seguinte, 12 de dezembro, quinta-feira, 15h00.