Seminários@DEM - John Dunlop (University of Salzburg)

"Arranjo de fibras em superfícies curvas: em direção a um modelo 3D para crescimento de tecido ósseo" - 19 de maio, 2025, segunda-feira, 15h30, Torre Norte, anfiteatro EA4
Data: 19 de maio, 2025, segunda-feira
Hora: 15h30
Local: Torre Norte, anfiteatro EA4 (Piso 1)
• Orador: John Dunlop (Departamento de Química e Física dos Materiais, University of Salzburg)
• Título: "Arranjo de fibras em superfícies curvas: em direção a um modelo 3D para crescimento de tecido ósseo"
(Seminário conduzido em Língua Inglesa)
• Resumo:
Os materiais biológicos apresentam uma enorme variedade de propriedades, num leque desde tecidos de ligação macios e flexíveis até materiais mineralizados rijos, como osso e concha. A diversidade nas propriedades (estruturais) é alcançada através de um arranjo inteligente de um número relativamente pequeno de blocos de construção, como sendo fibras (colagénio, celulose ou quitina), matrizes e minerais. Embora muito se saiba sobre a relação entre estrutura e função, relativamente pouco se conhece sobre como esses materiais crescem e se organizam em escalas muito maiores do que a de uma única célula. Muitos materiais biológicos crescem sobre ou numa interface, cuja forma também pode determinar a orientação e o arranjo dos elementos em crescimento, das células e da matriz extracelular. A própria interface também mudará de forma devido ao crescimento, resultando num acoplamento complexo entre a geometria em mudança e o arranjo das células. Este Seminário abordará explorações teóricas e experimentais sobre a formação de arranjos tridimensionais (3D) em materiais fibrosos em crescimento e dará esclarecimentos sobre como a curvatura da superfície pode influenciar o alinhamento de células e da matriz extracelular. O foco será em culturas celulares 3D de linhagens de pré-osteoblastos e em simulações de arranjos de tecidos em superfícies com diferentes curvaturas. Espera-se que o conhecimento adquirido possa apoiar o projeto de novos substratos para regeneração de tecidos e permita o uso da geometria da superfície como uma ferramenta para direcionar células a produzir tecidos com propriedades específicas.
• Curta Nota Biográfica:
John Dunlop estudou na University of Western Australia e concluiu o Bacharelado em Materiais e Engenharia e em Química antes de prosseguir para o Doutoramento em Física dos Metais, em Grenoble, França. Seguidamente, mudou-se para o Max Planck Institute of Colloids and Interfaces em Potsdam, na Alemanha, onde iniciou um grupo de investigação explorando as interações entre geometria e processos biológicos. Em 2017, mudou-se para Salzburgo e tornou-se Professor de Física Biológica no Departamento de Química e Física dos Materiais.
Este é mais um Seminário do ciclo de "Seminários@DEM".
Seminário seguinte, 21 de maio, 2025, quarta-feira, 15h00.