Seminários@DEM - João Ventura

“Aposentação, e depois? Uma experiência pessoal em comunicação/divulgação de ciência e outras atividades.” - 25 de maio de 2022, quarta-feira, 14h, anfiteatro FA3 no Pavilhão de Informática III

Este é mais um seminário do Ciclo de Seminários @ DEM.

Orador: João Ventura (professor aposentado, DEM; IN+)

Título: “Aposentação, e depois? Uma experiência pessoal em comunicação/divulgação de ciência e outras atividades.”.

Resumo: O autor falará sobre a sua vida após reforma, em particular sobre a sua experiência como aluno de Mestrado em Comunicação de Ciência. Serão ainda mencionadas as suas atividades como escritor de ficção especulativa, membro de um coro amador e viajante.

João Ventura é engenheiro mecânico pelo IST, e fez um mestrado e um doutoramento em Combustão na Universidade de Sheffield, no Reino Unido. Começou a ensinar no IST em 1971, como monitor da recém criada disciplina Introdução aos Computadores e Programação, foi assistente de Cálculo Automático e passou depois para a área de Termodinâmica Aplicada, onde até à aposentação, em Dezembro de 2011, leccionou e foi responsável por cerca de 20 disciplinas de licenciatura e mestrado, salientando-se Termodinâmica I (11 vezes)  e Termodinâmica II (19 vezes), uma e outra tendo entre 200 e 300 alunos inscritos.

Mais relacionadas com a sua actividade de investigação lecionou e foi responsável  por Segurança Industrial (Eng. Mec.) e por Riscos Naturais e Tecnológicos (Eng. do Amb.).

Fez trabalho de investigação na área dos incêndios florestais, incêndios urbanos e segurança industrial, participando em diversos projectos nacionais e europeus, na maior parte deles como responsável científico por parte do IST.