Seminários@DEM - João Pragana

"Fabrico aditivo híbrido para moedas de coleção" - 18 de outubro 2024, sexta-feira, 15h00, Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Data: 18 de outubro 2024, sexta-feira
Hora: 15h00
Local: Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Orador: João Pragana (Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial do DEM/IST; IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica, LAETA)

Título: "Fabrico aditivo híbrido para moedas de coleção"

Resumo:

Desde o século VII a.C. até hoje, o fabrico de moedas tem desempenhado um papel significativo na nossa História. Para além do uso como meio de troca, as moedas refletem valores culturais e políticos através dos seus mais ínfimos detalhes geométricos, transmitindo mensagens de identidade, poder e ideologia. Este é o caso das moedas comemorativas, tipicamente fabricadas por Casas da Moeda Internacionais com alguns dos requisitos de produção mais exigentes em toda a Indústria de Fabrico, e posteriormente introduzidas no mercado da numismática e colecionismo. No entanto, a crescente procura por moedas de elevado valor comercial implica uma enorme exigência nos processos de fabrico convencionais, levando a que outras alternativas mais avançadas tenham de ser desenvolvidas e implementadas. Este Seminário visa apresentar uma solução desenvolvida por investigadores do IST em conjunto com a Imprensa Nacional Casa da Moeda (INCM) para fabrico de moedas de coleção através de uma nova sequência de fabrico aditivo híbrido. O desenvolvimento foi realizado com recurso a ensaios experimentais e simulações numéricas, e os resultados permitem demonstrar e perspetivar o potencial do fabrico aditivo híbrido para obter moedas de elevado valor comercial com detalhes geométricos radicalmente diferentes daqueles que se podem encontrar no mercado.

Curta Nota Biográfica:

João Pragana é Professor Auxiliar na Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) no Instituto Superior Técnico (IST). Obteve o grau de mestre em 2017 e de doutor em 2021, ambos em Engenharia Mecânica pelo IST, onde também exerceu funções como bolseiro de investigação entre 2018 e 2020, assistente convidado entre 2020 e 2023 e professor auxiliar convidado em 2023 na Área Científica de Tecnologia Mecânica e Gestão Industrial do DEM. Em paralelo, foi também membro colaborador do IDMEC entre 2022 e 2023, passando a membro integrado em 2024. Os seus interesses científicos estão focados nos processos de fabrico por deformação plástica de metais, tecnologias de ligação e fabrico aditivo híbrido.

Este é mais um Seminário do ciclo de “Seminários@DEM”.
Seminário seguinte, 31 de outubro, quinta-feira, 15h00.

Tópicos: