Seminários@DEM - Joana Portugal Pereira
"Metodologias integradas para a transição energética e resiliência climática: o papel da bioenergia" - 31 de outubro 2024, quinta-feira, 15h00, Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM
Data: 31 de outubro 2024, quinta-feira
Hora: 15h00
Local: Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM
• Oradora: Joana Portugal Pereira (Área Científica de Ambiente e Energia do DEM/IST; IN+ Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento)
• Título: "Metodologias integradas para a transição energética e resiliência climática: o papel da bioenergia"
• Resumo:
Sejamos realistas: as alterações climáticas não são uma ameaça longínqua; já estão a afetar todos os cantos do nosso planeta e a impactar diretamente as nossas vidas. Ignorá-las é caminhar de olhos fechados em direção a um futuro incerto. No entanto, mudar as nossas estratégias tecnológicas e a forma como consumimos energia é mais fácil de dizer do que fazer. As nossas sociedades estão dependentes de derivados de petróleo, com os seus tentáculos a penetrarem profundamente nos setores de “difícil descarbonização”, como o transporte de aviação e marítimo, a agricultura e indústria pesada.
Neste Seminário, iremos explorar cenários futuros de aquecimento global e trajetórias de mitigação em linha com a meta de temperatura do Acordo de Paris. Em particular, iremos analisar abordagens integradas que podem impulsionar a transição para fontes de energia mais sustentáveis e reforçar a nossa resiliência face às alterações climáticas. Vamos focar-nos no papel de cadeias avançadas de bioenergia para reduzir a dependência de combustíveis fósseis, assim como em estratégias de remoção de dióxido de carbono para compensar emissões de residuais. Por fim, iremos discutir aspetos metodológicos de avaliação integrada, considerando aspetos técnico-económicos e potenciais conflitos com outros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas.
• Curta Nota Biográfica:
Joana Portugal Pereira é Professora Auxiliar na Área Científica de Ambiente e Energia do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) no Instituto Superior Técnico (IST). Com mais de 13 anos de experiência como investigadora, Joana Portugal Pereira fez contribuições significativas para avaliações ambientais globais, atuando como autora principal e consultora em relatórios do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Desempenhou um papel crucial na coordenação de Relatórios Especiais influentes do IPCC sobre trajetórias de Aquecimento Global de 1,5°C e Alterações Climáticas e Terra como Cientista Sénior no Grupo de Trabalho III do IPCC sobre Mitigação das Mudanças Climáticas.
A sua atuação científica debruça-se sobre inovações de baixo carbono para mitigação e adaptação às alterações climáticas e as suas interações com serviços dos ecossistemas. Joana Portugal Pereira especializou-se no desenvolvimento de ferramentas de modelação ambiental para avaliar co-benefícios económicos e ambientais em portfólios de sistemas energéticos e alimentares de baixo carbono. As extensas colaborações internacionais de Joana Portugal Pereira abrangem as regiões da Ásia-Pacífico e da América Latina e das Caraíbas, trabalhando com organizações como as Nações Unidas, o Banco de Desenvolvimento Asiático, a União Europeia e agências governamentais do Reino Unido. Ela atua como Editora Associada do Journal of Environmental Science and Policy da Elsevier e é membro dos conselhos editoriais dos Journals Renewable and Sustainable Energy Transition e Cleaner Environmental Systems da Elsevier. Desde 2023, é Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências.
Joana Portugal Pereira recebeu o seu doutoramento em Engenharia Urbana pela Universidade de Tóquio (2011), com foco na modelação de estratégias de descarbonização do setor de transportes rodoviário e a sua licenciatura em Engenharia do Ambiente pelo Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa (2006).
Este é mais um Seminário do ciclo de “Seminários@DEM”.
Seminário seguinte, 15 de novembro, sexta-feira, 15h00.