Seminários@DEM - J. N. Reddy (Distinguished Professor, Texas A&M University)
"O método de domínio de controlo de malha dual para problemas de elasticidade e não lineares" - 29 de maio 2024, quarta-feira, 15h00, Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM
Data: 29 de maio 2024, quarta-feira
Hora: 15h00
Local: Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM
• Orador: J. N. Reddy (Distinguished Professor, Regents’ Professor, e titular da Cátedra O’Donnell Foundation Chair IV em Engenharia Mecânica na Texas A&M University)
• Título: "O método de domínio de controlo de malha dual para problemas de elasticidade e não lineares"
• Resumo:
Atualmente, o Método de Elementos Finitos (FEM) e o Método de Volumes Finitos (FVM) são os métodos numéricos mais frequentemente usados para a solução de equações diferenciais, com o método FEM dominando a mecânica de sólidos e estrutural e o método FVM experienciando popularidade na mecânica de fluidos e transferência de calor. Em 2019, Reddy introduziu uma abordagem numérica designada por Método de Domínio de Controlo de Malha Dual (DMCDM), o qual utiliza características desejáveis dos métodos FEM e FVM. Neste método DMCDM, o domínio é representado por uma malha primária de elementos finitos (definindo as aproximações usadas para as variáveis dependentes), e uma malha dual é sobreposta à malha primária tal que os nós da malha primária se situem no centro dos domínios de controlo da malha dual. Adicionalmente, a equação que governa o problema é satisfeita no sentido integral (não no sentido integral de resíduos ponderados), sobre o domínio de controlo, como no método FVM. Assim, no método DMCDM as variáveis dependentes são aproximadas usando funções de interpolação de elementos finitos (como no método FEM), e a equação que governa o problema é satisfeita no sentido integral sobre um domínio de controlo típico da malha dual (como no método FVM). Nesta Palesta, o método DMCDM é explicado, apresentando a sua aplicação a uma variedade de problemas lineares e não lineares, incluindo problemas de elasticidade.
• Curta Nota Biográfica:
Dr. Reddy é Distinguished Professor, Regents’ Professor, e titular da Cátedra O’Donnell Foundation Chair IV em Engenharia Mecânica na Texas A&M University, College Station, Texas. Dr. Reddy é um investigador distinguido como ISI highly-cited researcher, e reconhecido pelas suas contribuições significativas para a área da mecânica aplicada através da autoria de um grande número de livros didáticos (25) e de artigos científicos em revista (>800). Os seus trabalhos pioneiros no desenvolvimento de teorias de deformação de corte (as quais usam o seu nome na literatura, como a Teoria de Deformação de Corte de 3ª ordem de Reddy e a Teoria Layerwise de Reddy) têm tido um impacto capital e conduzido a novos desenvolvimentos de investigação e aplicações. Algumas das ideias sobre teorias de deformação de corte e modelos de elementos finitos de penalidade de escoamentos de fluidos foram implementados em programas comerciais de elementos finitos, como ABAQUS, NISA, e HyperXtrude. Nos últimos anos, a investigação do Dr. Reddy tem-se focado no desenvolvimento de elementos finitos de casca locking-free, i.e. insensíveis ao fenómeno de shear-locking, e a problemas da mecânica de meios contínuos não-clássicos e não-locais envolvendo materiais e estruturas arquitetadas, dano e falha em sólidos.
Dr. Reddy tem recebido inúmeros prémios e homenagens. Os mais recentes incluem: 2023 Leonardo da Vinci Award pela European Academy of Sciences; 2023 Michael Païdoussis Medal pela Royal Society of Canada; 2022 IACM Congress (Gauss-Newton) Medal pela International Association of Computational Mechanics; 2019 SP Timoshenko Medal pela American Society of Mechanical Engineers; 2018 Theodore von Kármán Medal pela American Society of Civil Engineers; 2017 John von Neumann Medal pela U.S. Association of Computational Mechanics; 2016 Prager Medal pela Society of Engineering Science; e 2016 ASME Medal pela American Society of Mechanical Engineers. É membro de oito academias nacionais, incluindo U.S. National Academy of Engineering, e membro estrangeiro de Indian National Academy of Engineering, Canadian Academy of Engineering, Brazilian National Academy of Engineering, Chinese Academy of Engineering, Royal Engineering Academy of Spain, European Academy of Sciences, e European Academy of Sciences and Arts.
Este é mais um Seminário do ciclo de “Seminários@DEM”.
Seminário seguinte, 12 de junho, quarta-feira, 15h00.