Seminários@DEM - Francisco de Sá Rodrigues (Departamento de Aeronáutica, Imperial College London)

"Monitorização da integridade estrutural de componentes de materiais compósitos sob condições ambientais e operacionais" - 25 de janeiro 2024, quinta-feira, 15h00, Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Data: 25 de janeiro 2024, quinta-feira
Hora: 15h00
Local: Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Orador: Francisco de Sá Rodrigues (Departamento de Aeronáutica, Imperial College London)

Título: "Monitorização da integridade estrutural de componentes de materiais compósitos sob condições ambientais e operacionais"

Resumo:

Os materiais compósitos têm sido cada vez mais incorporados na indústria aeroespacial, constituindo grande parte dos componentes das aeronaves. Estes materiais proporcionam grandes reduções no peso geral dos componentes, resultando em soluções mais acessíveis e ecológicas, com taxas de consumo de combustível mais baixas. No entanto, esses materiais também são propícios a impactos transversais e à geração de Barely Visible Impact Damages (BVID), difíceis de detetar em compósitos e que podem levar a falhas catastróficas ao reduzir significativamente a resistência residual do componente. Para contornar isso, a integração de sistemas de Monitorização da Saúde Estrutural nos componentes da aeronave pode fornecer indicações de integridade on-demand, permitindo a adoção de estratégias de manutenção baseadas nas condições do material. Em particular, o uso de vibrações ultrassônicas, por meio da propagação de guided waves, ao interagirem com danos estruturais fornece indicações da presença e localização destes danos através da análise de padrões e características destes sinais. Ao conciliar estas abordagens com novas tecnologias como Additive Manufacturing, o uso de cabos para a condução de sinais elétricos (fonte da maior contribuição no peso destas técnicas) é evitada. Desta forma, a Monitorização da Saúde Estrutural abre caminho para a criação de aeronaves mais leves, garantindo ao mesmo tempo uma segurança operacional constante e, assim, reduzindo as contribuições de gases de efeito estufa da indústria aeroespacial.

Curta Nota Biográfica:

Atualmente a desempenhar funções como investigador associado no grupo de Integridade Estrutural e Monitorização da Saúde no Departamento de Aeronáutica do Imperial College London, Francisco de Sá Rodrigues obteve o seu BSc e MSc em Engenharia Aeroespacial, com especialização em Estruturas e Materiais, no Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa. Durante a sua tese de mestrado, Francisco concentrou-se na desenvolvimento de novas técnicas de Non-Destructive Testing para monitorização de Materiais Compósitos. Esta investigação foi realizada em colaboração com o Centro de Investigação e Aplicações em Manufatura Integrada da Universidade Sabancı, em Istambul. Posteriormente, Francisco iniciou o seu doutoramento no Departamento de Aeronáutica, no Imperial College London, onde explorou o domínio da Monitorização da Saúde Estrutural para estruturas compósitas complexas, representativas de secções de fuselagem de aeronaves, tanto numericamente como experimentalmente, desenvolvendo novas tecnologias e estruturas para a sensorização de novas fuselagens inteligentes de aeronaves. A sua pesquisa de doutoramento concluiu o projeto SHERLOC, com nove anos de duração, parte do JTI CleanSky2, em colaboração com outros parceiros da indústria. A sua pesquisa atual inclui o desenvolvimento de novos sistemas de Monitorização da Saúde Estrutural para tanques de armazenamento de hidrogénio com vista a transição para a Green Aviation (coordenado pela Rolls Royce), e a criação de sistemas de “Digital Twin” para monitorização in situ de aeronaves.

Este é mais um Seminário do ciclo de “Seminários@DEM”.
Seminário seguinte, 15 de fevereiro, quinta-feira, 14h30.