Seminários@DEM - Carlos Quental

"Avançando a biomecânica do ombro através de modelação e simulação computacional" - 12 de junho 2024, quarta-feira, 15h00, Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Data: 12 de junho 2024, quarta-feira
Local: Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Orador: Carlos Quental (Área Científica de Mecânica Estrutural e Computacional do DEM/IST; IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica, LAETA)

Título: "Avançando a biomecânica do ombro através de modelação e simulação computacional"

Resumo:

As patologias do ombro têm um impacto marcante na qualidade de vida das pessoas e representam um peso significativo na sociedade devido às perdas de produtividade e à utilização dos cuidados de saúde. Apesar dos seus efeitos profundos, muitas destas condições permanecem mal compreendidas. O desenvolvimento de novas ferramentas médicas é imperativo não só para o tratamento das doenças, mas também para a sua prevenção, promovendo vidas saudáveis e bem-estar em todas as idades. A modelação biomecânica computacional apresenta-se como uma ferramenta poderosa e atrativa que demonstrou a sua eficácia na obtenção de conhecimento valioso sobre a biomecânica do corpo humano e na abordagem de questões clinicamente relevantes. No entanto, há ainda um trabalho significativo a necessitar de ser desenvolvido, especialmente no que diz respeito à transferência de conhecimento para a resolução eficaz de desafios societais urgentes. Este Seminário oferece uma visão geral da modelação biomecânica do ombro, abrangendo tanto formulações multicorpo como de elementos finitos, juntamente com aplicações e direções futuras em ortopedia e ciências do desporto.

Curta Nota Biográfica:

Carlos Quental concluiu o seu Doutoramento em Engenharia Biomédica pela Universidade de Lisboa em 2013. Durante o seu Doutoramento, especializou-se no desenvolvimento e na aplicação de modelos computacionais, utilizando formulações multicorpo e de elementos finitos, para investigar a biomecânica do ombro. Após a conclusão do seu Doutoramento, prosseguiu a sua investigação em biomecânica computacional como investigador pós-doutorado no Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC). É autor de mais de 30 artigos em revistas internacionais com revisão por pares, contribuiu para 3 capítulos de livros, apresentou o seu trabalho em mais de 50 conferências nacionais e internacionais, e foi editor convidado de dois números especiais em revistas internacionais. Em reconhecimento pelo seu trabalho de investigação, foi distinguido em 2015 com o Prémio Jovem Investigador "Professor João Martins" pela Sociedade Portuguesa de Biomecânica (SPB). De 2016 a 2020, representou a Associação Portuguesa de Mecânica Teórica, Aplicada e Computacional (APMTAC) no Comité de Jovens Investigadores do ECCOMAS e foi membro da Direção do IDMEC. Desde maio de 2023, é membro do conselho da SPB, desempenhando o cargo de Tesoureiro. Atualmente, Carlos Quental é Professor Auxiliar na Área Científica de Mecânica Estrutural e Computacional do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) do IST e é investigador integrado do IDMEC.

Este é mais um Seminário do ciclo de “Seminários@DEM”.
Seminário seguinte, 28 de junho, sexta-feira, 15h00.