Seminários@DEM - Alain de Souza

"Novas tendências no projeto de veículos lançadores" - 12 de julho 2024, sexta-feira, 15h00, Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Data: 12 de julho 2024, sexta-feira
Hora: 15h00
Local: Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Orador: Alain de Souza (Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial do DEM/IST; IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica, LAETA)

Título: "Novas tendências no projeto de veículos lançadores"

Resumo:

Dentro do contexto da nova exploração espacial, chamada de New Space, é crescente a procura de lançamentos de nano e microssatélites (até 1200 kg). Consequentemente, torna-se premente a conceção e operação de novos veículos lançadores especializados, capazes de introduzir satélites em órbita baixa, satisfazendo os requisitos de desempenho, segurança e sustentabilidade. Estudos indicam que entre os três sistemas propulsores, i.e. líquido, sólido e híbrido, este último é o que se revela mais seguro e sustentável. O motor de foguete híbrido utiliza um combustível que contém dois elementos em diferentes estados, com o oxidante em forma líquida e o propelente em forma sólida. Tal combinação proporciona um sistema mais seguro, uma vez que os dois elementos estão separados e inertes, reduzindo desta forma o risco de explosões e/ou intoxicações. Ferramentas como otimização multidisciplinar podem ser implementadas por forma a garantir o cumprimento de cada uma das restrições impostas para que o projeto seja o mais sustentável, com baixas emissões, reutilizável e seguro possível. Todos os fatores atrás mencionados têm de ser considerados ao planear e executar missões espaciais, garantindo deste modo que os esforços para promover a sustentabilidade no espaço não causam danos ao ambiente espacial e ao planeta Terra.

Curta Nota Biográfica:

Alain de Souza é atualmente Professor Auxiliar na Área Científica de Mecânica Aplicada e Aeroespacial do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) no Instituto Superior Técnico (IST), Universidade de Lisboa (UL), bem como investigador do Instituto de Engenharia Mecânica (IDMEC). É Doutorado em Engenharia e Tecnologias Espaciais no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) em São José dos Campos, Brasil, em 2017. Nos últimos cinco anos, Alain tem concentrado a sua investigação no projeto de foguetes, aeronaves não convencionais e sistemas de veículos espaciais. Na área do projeto de foguetes, esteve envolvido no desenvolvimento de um software otimizado e modular para o projeto conceptual de foguetes, utilizando técnicas avançadas de otimização multidisciplinar.

Este é mais um Seminário do ciclo de “Seminários@DEM”.
Seminário seguinte, 4 de outubro, sexta-feira, 15h00.

Tópicos: