Seminário@DEM – Sérgio Carvalho: “Fiabilidade e Eficiência de Manutenção Aeronáutica”
Data: 15 de maio
Hora: 13h30
Local: Anfiteatro FA2, Campus Alameda
Orador: Sérgio Carvalho (Portugália Airlines / Instituto Superior Técnico)
Título: “Fiabilidade e Eficiência de Manutenção Aeronáutica”
«Resumo:
Com uma expressão cada vez mais evidente numa sociedade de consumo, num fluxo de pessoas, bens e informação a uma celeridade sem precedentes, o transporte aéreo é uma atividade em maturidade e crescimento que ainda não conhece fronteiras. Apesar de um pouco atenuado o crescimento e atividade como consequência do impacto da pandemia covid 19, o facto é que rapidamente este mercado viu a sua atividade ser retomada a níveis pré pandemia, onde, eventualmente pelo facto das privações, o gradiente de crescimento se observa estar aumentado.
Com a emergência dos operadores low cost, associados a uma concorrência abundante e agressiva, apesar de possuir volumes de negócio bastante significativos, as margens de lucro real são de percentagem reduzida. A fim de manter a atividade acima do break even, procura-se, ao nível de todas as áreas de negócio adjacentes, eliminar e reduzir custos para mínimos.
Uma das partes fundamentais que possui um volume de custos considerável, é a manutenção de material de voo. Sendo o programa de manutenção de caráter obrigatório, a sua eficiência é de caráter crucial a fim de manter os níveis de segurança necessários, mas também evitar desperdícios de receitas em tarefas desnecessárias e que diminuem a disponibilidade das aeronaves, mas no reverso evitando constrangimentos por situações de falha ou avaria.
Neste seminário apresenta-se um resumo das características e conceitos de manutenção, bem como as linhas gerais de um programa de controlo de fiabilidade, passando pela clássica reativa que, com a evolução da tecnologia de informação passou para preventiva e preditiva.
A qualidade deste programa, permite cada vez mais uma melhoria contínua dos procedimentos e programas de manutenção.
Os “Seminários@DEM” são promovidos pelo Departamento de Engenharia Mecânica (DEM).»