Técnico inaugura novo Laboratório de Engenharia Aeroespacial com o apoio da TEKEVER

Nova infraestrutura reforça ensino, investigação, inovação e ligação à indústria.

“Onde as ideias levantam voo” é a frase que dá as boas-vindas a quem entra no novo Laboratório de Engenharia Aeroespacial do Instituto Superior Técnico, inaugurado no dia 24 de setembro, no campus Alameda. A inscrição em letras metálicas, sobre uma parede azul-escura, acompanhou o momento em que, após o corte simbólico da fita, estudantes, docentes, investigadores e representantes da TEKEVER – empresa integrante da Rede de Parceiros do Técnico – atravessaram, pela primeira vez, a entrada do espaço.

Com uma área de 200 m², o laboratório integra espaços especializados que cobrem todo o ciclo de desenvolvimento aeroespacial, do fabrico e ensaio de componentes à integração de micro-satélites. Durante a inauguração, alguns estudantes apontavam, entre murmúrios de entusiasmo, para equipamentos que, em breve, seriam o palco de experiências práticas e investigação avançada. 

“O objetivo é promover um ambiente colaborativo e potenciar a componente prática da formação”, afirma Fernando Lau, docente do Técnico, destacando a diversidade de áreas especializadas incluídas no laboratório. “Trata-se de um recurso essencial para a formação em Engenharia Aeroespacial do Técnico e que dinamiza igualmente as atividades extracurriculares dos Núcleos de estudantes”.

Na abertura da sessão, Rogério Colaço, presidente do Técnico destacou a importância da nova infraestrutura no quadro da missão da Escola: “Este laboratório mostra aquilo que sempre guiou o Técnico: saber, é saber fazer! Mas é também uma promessa – manter a Escola aberta à sociedade, onde estudantes trabalham lado a lado com a indústria, investigadores enfrentam desafios reais e soluções chegam ao mercado”.

A perspectiva institucional foi igualmente reforçada por Pedro Amaral, vice-presidente do Técnico para a Interface Empresarial, Inovação e Empreendedorismo: “Esta inauguração reflete a enorme força dos nossos alumni e a nossa missão de proporcionar uma experiência completa aos estudantes. Todos reconhecem o papel extraordinário da Escola e a qualidade que queremos entregar. Há muito talento e grande capacidade para desenvolver ideias inovadoras e diferenciadoras”.

Do lado da indústria, Ricardo Mendes, CEO da TEKEVER e alumnus de Engenharia Informática do Técnico, realçou o valor da colaboração. “É um prazer estar aqui, ao fim de dois anos, e ver este projeto concretizado. Ele representa não só a capacidade da Escola em inovar, mas também a importância da relação com empresas como a TEKEVER, que encontram aqui talento e ideias capazes de transformar o setor”.

“Aberto a qualquer estudante do Técnico” foi a mensagem final que Fernando Lau deixou à comunidade. “Mais do que uma infraestrutura de apoio ao ensino, este laboratório afirma-se como um espaço aberto à Escola, que promove a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a ligação ao setor industrial, reforçando o papel do Técnico como referência nacional e internacional na área da Engenharia Aeroespacial”.

Fotogaleria.

Tópicos: