Técnico Fuel Cell apresentou “o carro de hidrogénio mais eficiente feito por estudantes portugueses”

Núcleo de estudantes do Técnico revelou o TFC02, o seu segundo protótipo movido a hidrogénio.

“Imagine um futuro em que os veículos não emitem poluentes, se conduzem de forma autónoma e são desenvolvidos por estudantes universitários”. É com esta premissa que o núcleo de estudantes Técnico Fuel Cell (TFC), do Instituto Superior Técnico, apresentou o TFC02, o seu novo protótipo movido a hidrogénio. O modelo distingue-se do anterior pelo design aerodinâmico, pela utilização de materiais leves e de alta performance e pela aposta na eficiência.

Sob um pano azul ciano, na entrada do Pavilhão Central do campus Alameda, encontrava-se o objeto que justificava a expectativa. A revelação aconteceu a 23 de setembro de 2025, no âmbito do Roll out, evento anual em que a equipa revela os resultados do trabalho desenvolvido ao longo da temporada, perante parceiros, docentes, estudantes e outros convidados.

Depois de ter dado a conhecer, em 2024, o TFC01 – o primeiro carro a hidrogénio desenvolvido por estudantes em Portugal – a equipa trouxe este ano “o carro de hidrogénio mais eficiente feito por estudantes portugueses”, como defendeu Afonso Cruz, team leader do projeto. “É o primeiro protótipo a fibra de carbono que fazemos, que o torna mais leve, gastando assim menos energia”, explicou. O modelo integra ainda peças de carroçaria impressas em impressoras 3D no Técnico.

Rogério Colaço, presidente do Técnico, destacou a importância do percurso seguido pela equipa: “o Técnico Fuel Cell é um projeto que mostra o Instituto Superior Técnico no seu sentido mais amplo. É um manifesto do método: construir, simular, prototipar, testar, falhar, aprender, integrar e otimizar”. Sublinhou ainda que “o valor está no processo de aprendizagem” e desafiou os estudantes a “documentar o trabalho, inspirar novas gerações e manter a ambição acompanhada de humildade”.

A nova cor cinzenta do protótipo marcou a diferença face ao laranja vivo do seu antecessor, assinalando a continuidade de um caminho em transformação. “No início do ano passado foram tomadas decisões muito importantes para o Técnico Fuel Cell. Pediram-se resultados com exigência desde o primeiro dia, num ano particularmente desafiante, mas que trouxe também novos elementos com enorme potencial e ambição”, explicou Pedro Camarate, líder de equipa. “O TFC02 é o resultado de muitas horas de dedicação, com um novo design, uma nova eficiência e uma nova solução”.

A apresentação não se esgotou na revelação do novo modelo. A equipa anunciou também a adaptação do TFC01 à condução 100% autónoma. “Para o próximo ano, o núcleo tem como objetivo criar o primeiro modelo autónomo movido a hidrogénio”, revelou Afonso Cruz, sublinhando que este passo dará “uma nova vida e posição ao primeiro carro desenvolvido pela equipa”.

A combinação de hidrogénio e condução autónoma abre caminho para o que a equipa define como o “próximo passo da mobilidade sustentável”, ao apontar para a criação do primeiro protótipo português que será simultaneamente movido a hidrogénio e totalmente autónomo – um projeto que procura antecipar soluções para os desafios de um futuro em transição energética e tecnológica. 

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