Estudante de doutoramento do Técnico vence concurso internacional para descarbonização do setor energético

João dos Santos desenvolve projeto de doutoramento no Centro de Estudos em Inovação Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+) e viu o seu trabalho distinguido no 112CO2EU Consortium Challenge.

João dos Santos, estudante de doutoramento em Sistemas Sustentáveis de Energia, no Instituto Superior Técnico, alcançou o primeiro lugar no concurso 112CO2EU Consortium Challenge. A competição distinguiu as melhores propostas para o desafio “Oportunidades de integração da decomposição do metano com outros processos”.

A proposta vencedora baseou-se no plano de trabalho doutoral, orientado pelos professores Paulo Ferrão (Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento – IN+) e Rui Vasco Silva (Centro de Investigação e Inovação em Engenharia Civil para a Sustentabilidade – CERIS). Como elementos diferenciadores estiveram o impacto ambiental, escalabilidade e facilidade de implementação da mesma.

O investigador, que receberá um prémio monetário para conduzir a sua investigação, diz-se honrado por ver reconhecido o seu “contributo para o caminho de uma transição energética inclusiva de fontes e vetores energéticos existentes com uso mais racional e eficiente”.

projeto 112CO2EU, financiado pela Comissão Europeia, propõe tecnologia socialmente aceitável, sustentável e fácil de implementar para descarbonizar rapidamente o sector energético a preços competitivos. A iniciativa visa desenvolver ciência e tecnologia para a reação de decomposição do metano a baixa temperatura, que permite produzir hidrogénio sem óxidos de carbono a partir de gás natural, biogás e metano sintético.