Seminários@DEM - Rui Moura Coelho

"Caracterização da marcha e da impedância mecânica do tornozelo" - 19 de abril 2024, sexta-feira, 15h00, Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Data: 19 de abril 2024, sexta-feira
Local: Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Orador: Rui Moura Coelho (Área Científica de Controlo, Automação e Informática Industrial do DEM/IST; IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica, LAETA)

Título: "Caracterização da marcha e da impedância mecânica do tornozelo"

Resumo:

Os distúrbios da marcha têm um grande impacto na qualidade de vida das pessoas, e com o envelhecimento da população, o número de pessoas afetadas tenderá a aumentar progressivamente. Tipicamente, estes distúrbios levam à dependência de sistemas de assistência exterior, tais como ortóteses ou exosqueletos, de modo a auxiliar na marcha. Contudo, estes sistemas têm ainda uma capacidade muito reduzida quando comparado com a função motora normal. Esta limitação advém da falta de compreensão de como o sistema de neuromotor é controlado de modo a atingir estabilidade na marcha, e de como uma intenção de movimento se traduz numa ação de movimento, num equilíbrio entre a ativação voluntária dos músculos, a interação com o meio físico e reflexos. Neste Seminário, será apresentado os nossos mais recentes avanços na compreensão da Neuromecânica da Locomoção Humana, com especial enfoque na impedância mecânica do tornozelo, e métodos para observar e interpretar diferentes comportamentos através de sensorização externa, tendo em vista o desenvolvimento de exosqueletos de impedância regulável para o tornozelo.

Curta Nota Biográfica:

Rui Moura Coelho é Professor Auxiliar na Área Científica de Controlo, Automação e Informática Industrial do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) no Instituto Superior Técnico (IST) desde 2023, e membro integrado do IDMEC - Instituto de Engenharia Mecânica, LAETA. Concluiu o seu Doutoramento em Engenharia Mecânica no IST em Novembro de 2021. Obteve o Mestrado Duplo Grau em Engenharia Eletrotécnica no IST e na KTH Royal Institute of Technology (na Suécia), na área de Sistemas, Controlo e Robótica. A sua investigação tem como visão o aperfeiçoamento da interação física Homem-Máquina ao ponto de o sistema humano e um robô se fundirem, potenciando as capacidades biológicas do ser humano por via da robótica, sobretudo em pessoas com patologias motoras. Esta área de investigação abrange sistemas de reabilitação, exosqueletos e próteses, com aplicação também na robótica industrial.

Este é mais um Seminário do ciclo de “Seminários@DEM”.
Seminário seguinte, 3 de maio, sexta-feira, 15h00.