Seminários@DEM - Ana Moita

"Interfaces modificadas para melhorar fenómenos de transporte à microescala" - 27 de março 2024, quarta-feira, 15h00, Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Data: 27 de março 2024, quarta-feira
Hora: 15h00
Local: Pavilhão de Mecânica II, anfiteatro AM

Oradora: Ana Moita (Área Científica de Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia do DEM/IST, IN+ Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento)

Título: "Interfaces modificadas para melhorar fenómenos de transporte à microescala"

Resumo:

Os fenómenos de transporte que ocorrem em interfaces líquido-sólido estão presentes em variadas e importantes aplicações industriais, desempenhando um papel fundamental em sistemas de arrefecimento para dissipação de elevadas potências térmicas. Estes fenómenos macroscópicos são controlados por processos microscópicos. Neste contexto, a alteração micro/nanoestruturada das interfaces pode desempenhar um papel muito importante no controlo dos processos de transferência de calor e massa em escoamentos a duas fases, neste tipo de sistemas. Este controlo é particularmente relevante em aplicações à microescala. O presente Seminário introduz uma visão multiescalar para desenvolver sistemas de arrefecimento usados em aplicações industriais, com relevância para aplicações à microescala. A metodologia apresentada é contextualizada no âmbito de diversos projetos atualmente em desenvolvimento no IST envolvendo parcerias industriais, principalmente na indústria automóvel e na produção de energia renovável.

Curta Nota Biográfica:

Ana Moita, Licenciada (2001), Mestre (2004) e Doutora (2009) em Engenharia Mecânica pelo IST, foi Professora Auxiliar na Academia Militar Portuguesa entre 2020 e 2023, e desde fevereiro de 2023, é Professora Auxiliar na Área Científica de Termofluidos e Tecnologias de Conversão de Energia do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) no IST, além de investigadora afiliada ao Centro de Estudos em Inovação, Tecnologia e Políticas de Desenvolvimento (IN+). Desenvolvendo investigação em processos de transporte em interfaces líquido-sólido, em escoamentos multifásicos, com aplicação a sistemas de arrefecimento e conversão de energia, e mais recentemente, em aplicações biomédicas, Ana Moita liderou diversos projetos nacionais e internacionais, sendo atualmente diretora do Laboratório de Termofluidos, Combustão e Sistemas Energéticos do IN+/IST. Com 5 prémios/distinções, Ana Moita foi oradora convidada em inúmeros seminários em conferências internacionais, integrando o comité científico/organização de mais de 16 conferências internacionais. É revisora em mais de 9 revistas internacionais e de diversas agências, incluindo a ESA. Ana Moita publicou perto de 90 artigos em revistas científicas e mais de 120 artigos em conferências nacionais/internacionais com arbitragem. É atualmente Editora convidada de 3 Special Issues, e integra o Conselho Editorial da revista Experimental Thermal and Fluid Science, Elsevier.

Este é mais um Seminário do ciclo de “Seminários@DEM”.
Seminário seguinte, 5 de abril, sexta-feira, 15h00.